Ocorre este mês o desconto do imposto sindical, contribuição obrigatória cobrada de todos os trabalhadores com carteira assinada do país por determinação da CLT. O valor do desconto equivale a um dia de trabalho.
O STU é contra o imposto sindical, pois acredita que o sindicato deve ser mantido com a contribuição voluntária dos trabalhadores. Por isso, o sindicato devolverá 60% do valor descontado, que corresponde à parte do imposto que ficaria com a entidade. Os 40% restantes do desconto são repassados pela às federações e confederações, como determina a lei.
Devolução para sócios
A devolução será efetuada como crédito automático na conta dos associados assim que o STU formalizar o procedimento de transferência junto aos bancos.
Os sócios do STU que realizaram alguma modificação em suas contas bancárias desde a última devolução devem atualizar o seu cadastro junto ao sindicato enviando e-mail para [email protected] ou entrar em contato com a Secretaria de Finanças do sindicato nos ramais 17412/17694/17147/13498/13499.
Não-sócios
Servidores não sindicalizados não terão direito à devolução, conforme resolução do XIII Congresso, realizado em novembro de 2015.
Trabalhador Funcamp
O imposto sindical dos trabalhadores contratados pela Funcamp é repassado a outra entidade sindical (o SEAAC), portanto não cabe ao STU realizar a devolução.
3 Comentários até agora
ArianaPostado em8:51 pm - abr 10, 2016
Qual o procedimento para devolução dos não-socios?
TiagoPostado em4:45 pm - abr 14, 2016
Boa tarde.
Sou funcionário CLT e não-sócio. Gostaria de saber onde posso consultar a resolução do XIII Congresso, mencionada no texto acima.
Atenciosamente.
Tiago
Adenilson Alves de oliveiraPostado em9:56 am - set 23, 2016
obrigado