O STU inicia nesta semana a atualização dos dados bancários dos associados para garantir a devolução dos 60% do valor descontado no salário a título de imposto sindical.
Neste primeiro momento, serão alterados apenas os dados dos associados que sofreram alguma mudança em sua conta bancária. Para atualizar o cadastro, os sócios devem enviar e-mail para <[email protected]>. Os sócios cujos dados bancários continuam o mesmo de 2013 não necessitam informar o sindicato.
A devolução será efetuada como crédito automático na conta dos associados, assim que o STU formalizar o procedimento de transferência junto aos bancos.
Já os funcionários que não são sócios do STU devem aguardar as informações – que serão divulgadas no site e boletim do STU – sobre o procedimento a ser adotado para devolução do imposto.
A diretoria do STU devolverá apenas a parte que é repassada à entidade, conforme deliberação do XII Congresso dos Trabalhadores da Unicamp, realizado em novembro do ano passado.
O desconto da contribuição sindical corresponde a um dia normal de trabalho, ou seja, vai ser composta da remuneração que corresponda à jornada diária normal do funcionário. Sendo assim, os 40% restantes do desconto serão repassados pela Unicamp às federações, às confederações e ao Ministério do Trabalho, como determina a lei.
Trabalhador Funcamp:
Em relação ao imposto sindical dos trabalhadores contratados pela Funcamp, informamos que este é repassado a outra entidade sindical (o SEAAC), não cabendo ao STU realizar a devolução.