A Cipa e o STU promoverão o debate “Defesa do SUS contra os retrocessos” na quinta-feira (30), às 14h30, no auditório II da DGA.
A mesa será composta pelos especialistas em saúde pública: Gastão Wagner de Sousa Campos, professor do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da FCM/Unicamp, Débora Melecchi, diretora da Federação Nacional dos Farmacêuticos e vice-presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul e Pedro Tourinho, médico sanitarista e vereador de Campinas.
É sabido que o governo provisório de Michel Temer quer limitar, por 20 anos, o crescimento dos gastos públicos à variação da inflação do ano anterior. Esta medida é perversa, especialmente para as áreas de Saúde e Educação e fere as regras definidas na Constituição de 1988. Somando a isso está em curso uma política de privatização dos hospitais universitários e o desmonte do serviço público através do subfinanciamento patrocinado pelo governo Alckmin.
Diante desses ataques os debatedores irão discorrer sobre a defesa do SUS e da saúde como uma conquista democrática e também um direito de cidadania e dever do Estado.
O evento integra as atividades da greve dos trabalhadores e é aberto a toda a comunidade universitária.