Na tarde do dia 24/01 aconteceu a Conferência Livre em Saúde da Pessoa Idosa, “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”, em Campinas, organizado pelo Coletivo de Aposentados, Pensionistas e Idosos da Subsede da CUT Campinas juntamente com a Associação de Defesa e Valorização dos Idosos, Aposentados e Pensionistas da Região Administrativa de Campinas/SP.
A diretoria do STU esteve presente porque entende a importância do tema, que faz parte do nosso cotidiano na universidade. Assim podemos agregar experiências aos temas abordados.
Como foi a Conferência Livre em Saúde da Pessoa Idosa
“Eu vi uma preocupação muito grande com a saúde dos idosos em Campinas. Nossos centros de saúde não estão preparados para atender esse público. Falta medicação, médicos e atendimento especializado. É preciso criar mais centros de reabilitação, pois muitos idosos possuem dificuldades de locomoção na nossa cidade”, diz a diretora Eva Lopes.
Segundo a coordenadora da pasta de aposentados do STU, Sandra Ramos, a conferência foi muito boa, “discutimos a questão da acessibilidade dos idosos, a falta de remédios e o descaso com o idoso em vulnerabilidade”.
De acordo com Ângelo Barreto, dentre os temas, a inclusão de fato dos idosos, a questão do controle social e o que temos e o que queremos do SUS, foram muito debatidos. “A profissionalização e a valorização do servidor público é fundamental. O sistema está com um déficit muito grande de profissionais. O que temos hoje é o reflexo dos desmontes dos últimos quatro anos. É necessário que se abra concursos públicos, interrompa a privatização interna dos serviços e fortaleça os conselhos locais de saúde”, complementa Ângelo.
Sabemos que a população de idosos na nossa cidade é bem expressiva, e nos preocupamos também em saber como a cidade vai lidar com a saúde mental e física dessa população. É necessário assegurar a atenção integral à saúde do idoso e evitar que o envelhecimento populacional se transforme em uma crise para a estrutura de saúde e de assistência social do Brasil.
Representantes do STU são escolhidos/as para integrar a 12ª Conferência Municipal de Saúde
No evento foram tirados delegados/as para participarem da 12ª Conferência Municipal de Saúde, que visa defender o SUS e a democracia. Dentre os/as escolhidos/as estão: Sandra Ramos, Eva Lopes e Ângelo Barreto. O objetivo em participar dessa conferência é para contribuir com o melhor funcionamento da saúde em Campinas.
Conferência Temática Livre (CTL) debateu Despatologização
No dia 12/01 aconteceu a CTL – Despatologiza, um debate online sobre a despatologização, a desmedicalização, a desmedicamentalização e desjudicialização das vidas, um tema urgente e fundamental para a sociedade brasileira.
A CTL Despatologiza discutiu e elaborou um documento com os principais eixos da luta pela despatologização da saúde mental. Participaram da conferência os membros do conselho municipal de Saúde e usuários do SUS e o STU, com a representante suplente no CMS Gabriela Barros.
Conferência Temática Live em saúde da População Negra e LGBTQIAP+
Segundo a diretora do STU Elisiene Lobo, que participou das conferências de saúde de negros/as e LGBTQIAP+, as reuniões foram muito boas, com temas importantes. “Foram abordadas situações bem sensíveis nos atendimentos a essas populações”, complementa Elisiene.
A falta de preparo dos trabalhadores da saúde no atendimento a essas populações, misturada com casos de preconceitos de racismo e lgbtfobia permanecem sendo um problema que precisa ser resolvido. Também foi denunciado o despreparo dos profissionais, em todos os âmbitos, e as denúncias que são realizadas e arquivadas.
Conselho Municipal de Saúde de Campinas realiza conferências com temas livres
A saúde é um tema essencial para todos nós, possui implicações legais, sociais e econômicas que influenciam as nossas vidas. Neste momento também estão acontecendo pré conferências de saúde com temas livres em várias áreas: povo negro/a, população LGBTQIAP+, aposentados/as, despatologiza, entre outras. São atividades do Conselho Municipal de Saúde de Campinas, que o STU está por dentro e participando enquanto sindicato para ajudar a construir propostas que podem ser levadas às Conferências Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde.
O STU está sempre buscando estimular e participar das atividades que envolvem a formulação das políticas públicas de saúde. Você também pode colaborar e fazer parte dessas ações.
Participe das assembleias, atos e reuniões realizadas pelo sindicato que são sempre divulgadas pelos boletins e pelas redes sociais.