É com imensa dor e tristeza que o STU (Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp Sindical) informa o falecimento do nosso Coordenador Geral, Marcílio Ventura, aos 67 anos.
Natural de Campinas/SP, deixa um filho, familiares e amigos.
Funcionário da Universidade Estadual de Campinas há mais de 36 anos, atualmente, trabalhava na unidade CCSNano (Centro de Componentes Semicondutores e Nanotecnologias).
Marcílio, conhecido por todos como Comandante, entrou para a diretoria do STU, na gestão 2002-2005, pelo processo de proporcionalidade na base.
Antes disso, já estava na luta sindical por mais de 35 anos e, recentemente, integrava a Coordenação Geral do STU.
Marcílio também militou por 30 anos no PCdoB (Partido Comunista do Brasil). Foi da direção municipal por vários mandatos e fazia parte da Comissão Sindical Municipal e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).
Até seus últimos dias, Marcílio participou ativamente das ações sindicais, presenciais e virtuais, com coragem e muita disponibilidade de luta.
Seus cabelos brancos, sua marca registrada, denunciavam seus longos anos de luta em defesa de melhores condições de vida, de salário, de trabalho e por um serviço público gratuito, autônomo e de qualidade.
Comandante Marcílio foi um militante de causas importantes do país e da Unicamp, lutando pela democracia, liberdades e direitos.
Lamentamos profundamente o falecimento e prestamos solidariedade aos familiares e amigos do companheiro.
Marcílio fará uma falta imensa em nossas vidas!
Companheiro Marcílio Ventura, presente!
Obs.: A diretoria decidiu suspender o expediente imediatamente e retomar as atividades na próxima segunda-feira (21/02).
Isso significa que as reuniões de unidade que aconteceriam hoje, o debate eleitoral previsto para acontecer nesta noite e a assembleia virtual marcada para amanhã (17) de manhã foram todos suspensos.
Assim que tivermos mais informações divulgaremos.
Nota-pesar-Marcilio