A Rede Ñaduti de apoio aos estudantes indígenas da Unicamp precisa de auxílio para, principalmente, a compra de passagens aéreas para os estudantes indígenas ingressantes do Vestibular Indígena de 2022.
Segundo a rede, atualmente, cerca de 60% desses estudantes não têm condições financeiras para custear os gastos com transporte, de suas comunidades de origem até a cidade de Campinas/SP. Devido ao fato de a maior parte desses estudantes, em torno de 90%, serem provenientes da região Norte do Brasil, deslocar-se de avião acaba sendo o meio de transporte mais viável.
É importante destacar que a assistência prestada pelo SAE (Serviço de Apoio ao Estudante) acontece principalmente por meio das bolsas-auxílio moradia, BAE (antiga bolsa-trabalho), alimentação e transporte, que na prática são possíveis e contribuem com a permanência dos estudantes quando já estão na universidade. No entanto os gastos com o deslocamento acabam sendo por conta dos estudantes.
Atualmente, o preço de uma passagem aérea Norte-Sudeste é de aproximadamente mil reais. Nesse sentido, a Rede Ñaduti tem uma demanda de arrecadação de que se aproxima de R$ 70 mil.
Democratização da Unicamp
A Rede Ñaduti tem como objetivo atuar na recepção e integração dos ingressantes do vestibular indígena. E a democratização do acesso à universidade e a defesa das cotas étnico-raciais são bandeiras históricas do STU, por isso, não podemos ficar de fora dessa rede solidária.
A Coordenação do Coletivo dos Estudantes Indígenas está recebendo doação:
- Conta Bancária: Nubank
- Agência: 0001
- Conta: 69723655-7
- Pix: (97) 99195-7746 (nome: Tatiane Prado Arantes).
Para mais informações: [email protected].
Vamos juntos ajudar nessa rede de colaboração e incentivo à chegada dos novos ingressantes indígenas na Unicamp, faça a sua doação ou ajude na divulgação dessa causa.