Até 30 de setembro estão abertas as inscrições para os candidatos à eleição da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Unicamp para a gestão 2016/2017.
Podem se candidatar ao cargo o funcionário e o docente da Universidade circunscrito ao campus de sua lotação, em qualquer que seja o regime jurídico (CLT/CLE) a que esteja vinculado funcionalmente, inclusive os que estão no período probatório.
Vale destacar que o cipeiro tem garantido por lei, liberação para as reuniões mensais, cursos de capacitação, SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) e atividades constantes no plano de trabalho. É proibida também a dispensa arbitrária ou sem justa causa do representante eleito para a CIPA desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato.
A CIPA Unicamp tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Votação
Nos dias 19 e 20 de outubro estarão ocorrendo, em todos os campi (Campinas, Limeira e Piracicaba) da Unicamp, a eleição para nova composição da CIPA.
A grande novidade é que além da votação manual, cédula depositada em urna, haverá também a votação eletrônica, de forma que o eleitor poderá votar pelo computador do seu local de trabalho a partir de uma senha emitida para esta finalidade.
É fundamental que todos se envolvam neste processo porque a CIPA tem papel importante na defesa e prevenção da saúde do trabalhador. Sem contar que o cipeiro atua conjuntamente ao STU e o Conselho de Representantes (CR) para melhorar as condições de trabalho da categoria como um todo.
Mais informações sobre a eleição no site da CIPA em www.cipa.unicamp.br.
Confira abaixo o Boletim da CIPA Unicamp com as informações sobre o processo eleitoral:
[gviewer file=”https://stu.org.br/wp-content/uploads/2016/09/Boletim_Eleicoes_CIPA_2016.pdf” language=”pt_BR”]