O CINECLUBE OUTUBRO apresenta neste sábado (23), às 16h, no Museu da Imagem e do Som de Campinas o filme “O vento será tua herança”, de 1960. O Museu fica na Rua Regente Feijó, nº 859, Centro e a entrada é gratuita.
O diretor Stanley Kramer traz para as telas do cinema um caso que abalou os Estados Unidos nos anos 1920. Numa pequena cidade sulista um jovem professor é preso simplesmente por ensinar a teoria da evolução de Darwin aos seus alunos, pois ela ia contra as teses criacionistas apregoadas nas igrejas locais. O julgamento tomou as páginas dos principais jornais. O filme mostra o clima de intolerância religiosa imperante e o inflamado debate desenvolvido entre os dois advogados do caso: o democrata-liberal Henry Drummond e o fundamentalista Matthew Harrison. Uma verdadeira batalha em defesa da escola laica naquele país. Um debate que adquiriu uma dramática atualidade depois do surgimento do movimento escola sem partido e das crescentes tentativas de por fim ao laicismo no ensino brasileiro.
Destaque para o brilhante desempenho de Spencer Tracy e Fredric March, representando os dois advogados em confronto. O filme foi indicado em quatro categorias do Oscar (melhor ator, roteiro adaptado, edição e fotografia p/b).
Comentadores: Herick Martin Velloso (Piu), professor de Física e diretor do Sindicato dos Professores de Campinas (Sinpro), autor de vários livros na área de Ciências pela Editora Saraiva e conferencista e delegado da Conferência Nacional de Educação 2010 e 2014 e Marcos Aparecido Lopes, professor da área de Literatura Portuguesa e Brasileira, no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp.
- Diretor: Stanley Kramer
- Atores: Spencer Tracy, Fredric March e Gene Kelly entre outros
- Duração: 127 minutos
- Ano: 1960
Promoção: Cineclube Outubro e Coletivo de Educadores da Rede Municipal de Campinas. Parcerias:Fundação Maurício Grabois (FMG); Sindicato dos Professores de Campinas e Região (SINPRO); Associação dos Professores da PUC-Campinas (APROPUCC); Associação dos Docentes da Unicamp (ADunicamp); Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP); Sindicatos dos Trabalhadores da Unicamp (STU). Com apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS) e Museu da Cidade de Campinas (Muci).
Fonte: Museu da Imagem e do Som