Hoje (16), a partir das 17h, na Câmara Municipal de Campinas, tem manifestação para expressar nosso repúdio e barrar a chamada “Emenda da Opressão” ou “Emenda da ideologia de gênero” de iniciativa dos vereadores, que proíbe qualquer discussão de gênero e orientação sexual nas escolas e no próprio Legislativo.
Essa proposta fere nossa Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e os próprios Parâmetros Curriculares Nacionais, sendo uma completa arbitrariedade.
O STU, assim como os coletivos em defesa da mulher, acredita que a escola deveria ser justamente o palco desta abertura ao conhecimento, onde nossos jovens teriam oportunidades debater a diversidade. Sabemos que aqueles que não se submetem aos padrões de gênero estabelecidos como normais pela sociedade dominante são expostos, tanto no ambiente escolar, quanto fora dele. Além de sofrerem violações de direitos, agressões físicas e verbais e várias formas de discriminações.
É importante debater, refletir, dialogar sobre temas tabus, sobre sexualidade, sobre violência, sobre construção social dos gêneros, sobre orientação sexual, principalmente com jovens e adolescentes que estão na fase de aprender, conhecer, questionar, ou seja, de descoberta da própria sexualidade.
Vivemos num Estado Laico, mas estamos constantemente sob ataques do setor conservador que tenta, a todo custo, enfiar sua ideologia goela abaixo da sociedade. Não podemos nos calar diante de tanta arbitrariedade: vamos somar forças para barrar a Emenda da Opressão, tod@s à Câmara Municipal!
Fonte: com informações da Coletiva das Vadias de Campinas