Na última sexta-feira (31) a estudante Sandy Andrade Santos foi encontrada morta a cerca de 2,5 quilômetros da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA), de Limeira.
Sandy estava no segundo ano do curso de Engenharia de Manufaturas, e de acordo com informações da Polícia Militar seu corpo apresentava marcas de violência, possivelmente devido a estrangulamento.
A brutalidade sofrida pela estudante é mais uma prova de que a violência contra as mulheres é uma realidade que, infelizmente, está presente em todos os espaços. Na sociedade onde vivemos, com a propagação da cultura do estupro até mesmo no ambiente universitário, as mulheres se tornam alvo a todo instante.
Não podemos permitir que mulheres sejam assassinadas todos os dias apenas por exercerem seu direito de ir e vir, seu direito à liberdade de edtudar, seu direito à vida. Então, para ecoar o grito de basta de todas aquelas que não suportam mais se sujeitar aos abusos dessa sociedade machista e misógina, o sindicato estará presente no ato de hoje (4), organizado pela Frente Feminista de Limeira, às 14h, com concentração na FCA, e chama todas e todos a participarem.
O STU expressa as mais profundas condolências aos familiares e amigos de Sandy, e também exige que a Unicamp tome providências concretas para evitar que feminicídios se repitam dentro ou no entorno de suas dependências.