A comunidade universitária da USP elaborou o Manifesto em Defesa do Hospital Universitário para mobilizar a sociedade para impedir o fechamento desse importante hospital.
O documento aponta a grave situação do HU (Hospital Universitário) que ao longo dos anos vem sendo desmontando pela reitorias com apoio do governador Alckmin.
O manifesto denuncia que quando houve o PIDV (Programa de Incentivo à Demissão Voluntária), o HU perdeu 218 profissionais de saúde (cerca de 15% de seu quadro), dentre eles 18 médicos e que dada a dificuldade das condições de trabalho, nos meses posteriores mais 25 médicos se demitiram.
Somado a isso tem também os cortes de verbas, o fechamento de leitos de UTI’s, faltam materiais básicos para o atendimento, entre outros ataques.
O manifesto exige a imediata contratação de pessoal, de modo a reestabilizar o pleno funcionamento do Hospital Universitário e que sejam garantidas as condições necessárias ao seu funcionamento, “compatíveis com a qualidade da assistência, a segurança de pacientes e trabalhadores e a excelência do ensino”.
Acesse aqui o Manifesto em Defesa do Hospital Universitário da USP