Neste dia 24 (sexta-feira) aconteceu a reunião de negociação entre o Fórum das Seis e o Cruesp. Os reitores afirmaram que precisam esperar o índice de inflação de abril, que só será divulgado em maio, para colocar alguma proposta em relação ao reajuste salarial e agendaram uma próxima reunião com as entidades para dia 14 de maio. Antecedida por uma reunião da equipe técnica do Cruesp com o Fórum no dia 8.
Em relação aos outros itens da pauta, houve alguns encaminhamentos. À reivindicação de respeito à liberdade de organização e contra a criminalização dos movimentos sociais os reitores remeteram a discussão dos tópicos para a pauta específica em cada universidade. Criou-se também uma comissão mista do Fórum das Seis e do Cruesp para discutir essas questões.
Sobre as reivindicações relativas à aposentadoria também formou-se uma comissão mista, com previsão de instalação em junho.
Sobre a permanência estudantil haverá uma reunião em maio das três universidades pra discutir essa questão. A ideia é que as instituições apresentem no dia 14 um panorama do debate e propostas.
Em relação aos itens de condição de trabalho e estudo – garantia de vagas em creche, contratação de novos funcionários, dotação de centro médico e odontológico, entre outros –, os reitores não formularam nada em conjunto entre as três universidades. As entidades vão protocolar em cada universidade e buscar avançar no debate também até o dia 14 de maio.
Sobre o financiamento, os reitores manifestaram concordância em intervir por mais recursos na votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que deve ocorrer em maio.
O Fórum das Seis se reuniu após a reunião com o Cruesp e aprovou indicativo de que se discuta nas assembleias das entidades a proposta de fazer um ato unificado na próxima reunião com o Cruesp, no dia 14 de maio. A próxima reunião do Fórum das Seis será realizada no dia 8 de maio, após a reunião entre a comissão técnica do Cruesp e o F6.
É importante que a categoria mantenha firme a mobilização, para garantir o reajuste salarial, a isonomia e demais itens da pauta de reivindicações.
Juntos somos mais fortes!
Assembleia na terça-feira acontece ao meio-dia, no CB
O STU convoca todos os trabalhadores para a assembleia geral que será realizada na terça-feira, dia 28/4, a partir das 12 horas no Ciclo Básico. É fundamental que toda a categoria esteja mobilizada nesse momento em que estamos discutindo a campanha salarial e a isonomia.
IMPORTANTE: Os trabalhadores devem se reunir em sua unidade para discutir a construção de um movimento forte e unificado.
Paralisação mostra disposição de luta dos trabalhadores
Nesta sexta-feira, a paralisação na Unicamp serviu para demonstrar que os trabalhadores estão dispostos a lutar por seus direitos. Não podemos nos calar diante da falta de compromisso do reitor em relação à isonomia e precisamos garantir nosso reajuste salarial.
Por isso, a última assembleia da categoria aprovou o estado de greve com indicativo de greve a ser discutido na assembleia de terça-feira (28/4). É fundamental a presença de todos para discutir os próximos passos da mobilização.