Assembleia mantém mobilização pela efetivação da conquista da isonomia e outras reivindicações

assembleia12-06-13

Crédito da imagem: Rodrigo Cruz

A assembleia geral desta quarta-feira (12) foi sem dúvida a mais lotada da campanha salarial. Os trabalhadores ressaltaram a importância da mobilização construída desde a greve de 2011 para arrancar da Unicamp um compromisso formal em relação à retomada da isonomia salarial com a USP. No entanto, a categoria considerou que a proposta feita na reunião de ontem pelo reitor José Tadeu Jorge é insuficiente. Isso porque o custo anual da primeira fase de implementação da isonomia (R$ 50 milhões) está muito abaixo do montante que a Universidade dispõe em suas reservas orçamentárias, fato que indica a possibilidade concreta de formalização imediata da isonomia.

Com o objetivo de sanar as dúvidas levantadas pela proposta apresentada pela reitoria e avançar na retomada da isonomia, a assembleia deliberou ainda reivindicar:

  • que a reitoria apresente por escrito a sua proposta de forma completa e detalhada, tal qual foi apresentada na reunião de negociação;
  • que a reitoria apresente os cálculos detalhados dos custos da proposta apresentada (em cada etapa);
  • que a reitoria apresente como cada servidor será atingido pela proposta ao longo do tempo;
  • a extensão de duas referências a todos os trabalhadores a partir de julho (adiantando a proposta de referência no processo avaliatório do segundo semestre);
  • desvincular a isonomia do processo de avaliação de desempenho;
  • que a reitoria apresente os critérios que serão usados para o “desencavalamento” decorrente da elevação dos pisos; e
  • que o piso do nível fundamental seja imediatamente igualado com o da USP.

Pela extinção das punições à organização sindical na Unicamp

Em relação à proposta mantida pela reitoria que condiciona a retirada dos “F3” do prontuário dos servidores à compensação das horas não trabalhadas durante a greve de 2011, os trabalhadores reafirmaram que não aceitam compensar os dias porque o trabalho já foi reposto.

A assembleia elegeu uma comissão formada pela direção do sindicato e trabalhadores punidos que deverá apresentar à reitoria uma proposta nos moldes da reposição de 2010 (participação em eventos que ocorrerem na Unicamp).

O sindicato protocolou ofício junto à reitoria solicitando uma reunião já na semana que vem para tratar do assunto.

Acelerar as negociações e garantir a pauta específica

A assembleia também deliberou solicitar à reitoria a antecipação da reunião prevista para o dia 3 de julho. O objetivo dos trabalhadores é apresentar à Universidade as contrapropostas aprovadas em assembleia sobre o tema da isonomia antes da implementação da primeira fase do plano, prevista para 1º de Julho. Como os trabalhadores discordam da metodologia da reitoria, que tem marcado uma reunião por mês, foi definido que serão formadas subcomissões de negociação que irão encaminhar pautas mais urgentes (como no caso das punições), a fim de dar maior celeridade ao andamento da campanha salarial.

Pauta Específica

Além disso, a categoria quer debater outras reivindicações específicas. Temas como a retomada do pagamento do adicional noturno na saúde, ampliação e melhorias na CECOM, fim das terceirizações e do processo de autarquização do Complexo Hospitalar, entre outros que estão sendo levantados nos locais de trabalho carecem de posicionamento da reitoria José Tadeu Jorge.

Para potencializar a mobilização pelo atendimento da pauta específica, terão continuidade as reuniões unidades. Na semana que vem será realizada nova assembleia para formalizar a pauta específica.

Manter a mobilização e a unidade com o Fórum das Seis

A assembleia também discutiu a importância de manter a mobilização pela reabertura das negociações em relação ao índice de reajuste imposto pelo Conselho de Reitores, que foi o menor dos últimos cinco anos (5,39%). Os trabalhadores mantêm a defesa de 11% de reajuste para recompor ao menos em parte as perdas históricas dos trabalhadores das três universidades estaduais paulistas. Além disso, a categoria quer que os pontos não econômicos da pauta unificada do Fórum das Seis também sejam discutidos, o que foi recusado pelo presidente do Cruesp e reitor da Unicamp já na primeira reunião de negociação entre os reitores e as entidades.

O STU voltará a pautar na reunião do Fórum das Seis marcada para o próximo dia 13 o reagendamento de um ato unificado na Unicamp para pressionar pela reabertura das negociações.

Atualizada em 13/06/2013 às 12h25

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe!

Últimas

CADASTRA-SE E RECEBA AS NOVIDADES DO STU

14 Comentários até agora

CarlosPostado em10:10 am - jun 13, 2013

Em Dezembro completarei 30 anos de UNICAMP e meu salário é igual a um funcionário que esta começando a trabalhar hoje.

Muito Triste.

    NielssomPostado em11:27 am - jun 13, 2013

    Olá

    Carlos, na verdade o seu salário Base será igual a quem esta começando hoje! Contudo você tem vantagens que o iniciante só terá daqui a 30 anos, 7 quinquenioos etc Nielssom

      JuniorPostado em11:55 am - jun 14, 2013

      só o que faltava mesmo…..dar os quinquenios para quem está chegando….rsrs

      EU ACHO QUE ISSO QUE ACONTECEU NA UNICAMP, DEVE TER SIDO INÉDITO…..

      Imagine acontecer algo parecido com isso na PM, ou na Prefeitura de Campinas????

      Na Unicamp….tudo acontece….

      A unica empresa que valoriza quem chega, e se esquece de quem já tem 20, 30 anos de serviços prestados…..

        NielssomPostado em1:46 pm - jun 14, 2013

        ahhh então o salário não é igual a de um iniciante. Nielssom

          João CarlosPostado em5:05 pm - jun 14, 2013

          É
          Isso aí nós os probatórios somos muito exigidos, não podemos participar de nada, só estamos sendo contemplados porque o piso da isonomia tinha que começar em alguém, nem chegou ainda no piso da USP, depois ficaremos também 30 anos estagnados, tinha que acabar com este estagio! Que só coloca funcionário contra funcionário, nos impede de nos mobilizarmos. Isonomia pra todos, nada de esperar o espalhamento do reitor que só ocorrerá se houver verba.
          João Paulo

          CabralPostado em1:32 pm - jun 15, 2013

          O salário é exatamente igual!!

          Existe uma grande diferença entre SALÁRIO X BENEFÍCIO!!!!

          Quinquenio, sexta-parte, isso é BENEFÍCIO amigão…..

          O que ficou bem claro ai, é o seguinte…:

          -QUEM JÁ TRABALHOU MAIS DE 20 VÉSPERAS DE ANOS NOVO E NATAL;

          -QUEM FEZ CURSOS, E MAIS CURSOS PARA TER ALGUMA REFERENCIA NA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO;

          -QUEM JÁ FEZ UMA GRADUAÇÃO DENTRO DESTE PERÍODO QUE ESTÁ TRABALHANDO NA UNIVERSIDADE;

          -QUEM JÁ VEIO TRABALHAR DOENTE VÁRIAS VEZES NESTES 20 ANOS;

          -QUEM FAZ MAIS DE 20 ANOS QUE ESTÁ COMENDO NO BANDEIJÃO;

          Tudo isso valeu para hj vc receber o SALÁRIO IGUAL, o de quem vc está ensinando o serviço!!!!

          Ou seja, quem está entrando e aprendendo o serviço, recebeu como premio 15% de aumento, e os trabalhadores que já passaram vários anos aqui, receberam 0% de aumento.

          Quero ver se vc terá a mesma opinião se isso ocorrer com vc daqui 20 anos!!!!

          Pimenta nos olhos dos outros, é refresco!!!!

        RenatoPostado em11:46 pm - jun 15, 2013

        Outro fato inédito na Unicamp que aconteceu na reitoria anterior foi o fato de que funcionários novos ficassem 3 anos sem poder progredir na carreira, lmbro que os funcionários de 20 e 30 anos foram beneficiados e não reclamaram de nada… Esta primeira etapa da isonomia da usp em relação ao piso salarial foi uma correção dessa injustiça e todos da carreira paepe serão beneficiados na segunda etapa, portanto não há do que reclamar, só temos que agradecer que o reitor está aberto para negociar e cumprir sua promessa. Se fosse a reitoria anterior nem estariamos tendo essa discussão pq eles não estavam nem ai pra nossa carreira, portanto vamos apoiar o reitor atual.

    Mario ROdrigues de CarvalhoPostado em2:25 pm - jun 19, 2013

    Vejo que ai na unicamp é como aqui na unesp, pois tenho 26 anos e me encontro na mesma situação salarial.

martinsdmfPostado em10:22 am - jun 13, 2013

Trabalhei 33 anos n UNICAMP e hoje estou aposentado. Em 86 optei pelo esunicamp (para garantir meus direitos no futuro) e hoje vejo que tive muitas perdas ao me aposentar, como o auxilio alimentação, que hoje representa muito na complementação salarial.Por favor, sr. Reitor, reveja isso, que tanta falta nos faz.

JuniorPostado em11:31 am - jun 13, 2013

Espero que o STU não faça igual o Sindicato dos funcionários Municipais de Campinas!!!!!

Que não tenha decisão unilateral…..

A Reitoria tem que dar uma posição concreta, sobre como ficará a situação dos servidores que não estão nesta faixa entre 1-A e 1-C, 3-A e 3-C, 6-A e 6-C…..

Tem que se ter uma explicação de o por que de valorizar quem está chegando, e excluir quem já está trabalhando a muito tempo.

A Reitoria tem que ter uma resposta oficial e concreta, com o que vai ser feito com os que foram “excluídos”, e de quando será analisado os casos de quem não foi contemplado neste momento. NADA DE DEIXAR PARA SER ACERTADO COM AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO!!!! Todos nós sabemos como é feita essa Avaliação, que raramente da uma referência para um ou outro funcionário….

    Luciana AraújoPostado em12:23 pm - jun 13, 2013

    Olá Júnior, sob nenhuma hipótese a direção do STU atuaria como a diretoria do STMC. Por isso, convocou uma paralisação para o dia da negociação (deliberada em assembleia) e uma assembleia no dia seguinte à reunião com o reitor. Assembleia lotada, por sinal. Toda a negociação será acompanhada e definida pela categoria nos seus fóruns. Para interferir na forma como a diretoria do sindicato atuará basta comparecer às assembleias e reuniões de unidade que vêm sendo realizadas.

Luciana AraújoPostado em2:41 pm - jun 13, 2013

“Prezado Júnior, de acordo com o que foi informado pelo reitor José Tadeu Jorge na reunião do dia 11, a partir da segunda fase de implementação é que os servidores com mais tempo de Universidade e os salários mais altos sofrerão os impactos da retomada da isonomia. Para evitar qualquer dúvida com relação a essa questão, o STU já solicitou (com deliberação da assembleia realizada ontem) o detalhamento integral da proposta por escrito. As negociações e a mobilização seguem exatamente para que a proposta reflita os anseios da ampla maioria da categoria que não é contemplada nas avaliações subjetivas hoje promovidas pela Unicamp. É importante que todos continuem acompanhando o processo e, especialmente, participando das assembleias e ações promovidas pelo sindicato porque só a luta garante conquistas. Vamos à luta!

Maria JoséPostado em1:11 pm - jun 14, 2013

Concordo plenamente com o Júnior, o STU não pode aceitar a proposta sem um compromisso da Reitoria de desvincular a Isonomia do processo avaliatório. E arrancar um compromisso do Prof. Tadeu em relação a Isonomia do quadro como um todo. Entrei na luta por isonomia e não por divisão da classe trabalhadora. O que é pior ainda, uma divisão interna.
Estou na luta e acompanhando o processo, e também mobilizando os colegas.

MarcosPostado em2:40 pm - jun 17, 2013

Devem notar que a Avaliação de Desempenho, na qual é prometida 1 referencia, só começa em outubro e a ser paga efetivamente em janeiro do proximo ano.
Nós vamos ter que esperar seis meses para começar a receber fora que não será computado para o 13 salário deste ano.
Precisamos negociar já com a reitoria estes 5% já.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

STU (Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp)

Av. Érico Veríssimo, 1545 – Cidade Universitária – Campinas / SP – CEP 13083-851
(19) xxxxxxxx / xxxxxxxx
[email protected] / facebook.com/stu.unicamp /www.youtube .com / user / imprensastu

Todos Direitos e Conteúdos Reservados por Stu

Criado por @ Guilherme Rezende