Nesta tarde (27) a categoria aprovou a manutenção do ato em frente ao Consu na próxima terça-feira (3). Vamos cobrar do Conselho o repasse de 3,5% de reajuste salarial para todos os trabalhadores.
Quando a reitoria decidiu aumentar o teto salarial de parte dos servidores, entendemos que está superado o discurso da crise financeira que permeou o último período da Universidade. Desta forma, estender os 3,5% a todos os servidores além de manter a isonomia de tratamento no que tange a política salarial, também contribui para diminuir as perdas acumuladas pela categoria.
A orientação é que todos os trabalhadores se concentrem em frente ao Consu no da manhã para recepcionar e pressionar os conselheiros a aprovar o reajuste.
Abaixo assinado dos 3,5%
Na próxima segunda-feira (2) encerra o prazo para recolhimento das assinaturas do abaixo assinado que reivindica a extensão de 3,5% de reajuste salarial a todos os servidores da Unicamp, a título de recuperação de parte das perdas salariais passadas. O repasse foi concedido pelo reitor Knobel em 22/01/18 e aplicado sobre os proventos de Fevereiro/2018, baseado na Lei 16.667/2018.
Para apoiar o abaixo assinado procure um diretor ou compareça à sede da entidade para assiná-lo. Se você estiver recolhendo assinaturas, entregue o documento para um dirigente ou deixe na Secretaria do Sindicato.
Data-base 2018
Os trabalhadores reafirmaram o índice de 12,52%, para repor as perdas salariais desde 2015, e a manutenção da luta pela isonomia salarial entre as Universidades Paulistas Estaduais.
Indicaram ao Fórum da Seis que, assim que fechar a Pauta de Reivindicações Conjunta, envie imediatamente ofício ao Cruesp cobrando reunião de negociação.
Foi aprovado ainda, que o Fórum altere o calendário de luta diminuindo o prazo de espera pelo retorno do Cruesp para agendar reunião de negociação. A intenção é pressionar os reitores a se posicionarem o quanto antes, tendo em vista que as planilhas do Cruesp têm demonstrado uma melhora considerável na arrecadação de ICMS.
Outra deliberação é que dia 27/04, último dia útil do mês, seja reservado para uma paralisação conjunta, caso os reitores não apresentem uma proposta concreta na mesa de negociação.
A categoria ressaltou a importância de destacar a luta pelas 30h para todos da Área da Saúde e organizar uma atividade conjunta que aponte reflexões sobre os rumos das Universidades Estaduais Paulistas frente ao modelo de universidade que queremos.
Essa discussão também será organizada no âmbito da diretoria do STU com um recorte especial sobre a situação da Unicamp.
Aprovada Comissão Eleitoral do CR
Foi aprovada a Comissão Eleitoral responsável por organizar as eleições para o CR (Conselho de Representantes) do STU.
Foram eleitos cinco membros, sendo eles: Kiko (FE/STU), Elisiene (Caism/STU), Klélia (IB), Erika (DAC/STU) Arlinda (Aposentada).
Só poderão se candidatar ao CR os associados ao STU, lembrando que o conselho busca estabelecer um canal de diálogo democrático entre a direção do sindicato e a base, orientando as ações da entidade e ampliando as discussões sobre os rumos da luta sindical na Universidade.
O Regimento Eleitoral foi aprovado na assembleia sem destaques, em breve estará disponível no nosso site.
Assembleia Orçamentária
Ficou decidido que a Assembleia Orçamentária Estatutária será adiada porque o Conselho Fiscal responsável por apreciar as contas do Sindicato foi desfeito. Parte dele foi eleito para a diretoria do STU e os demais desistiram de integrar o colegiado. Sendo assim, será necessário eleger um novo Conselho Fiscal. A assembleia de eleição acontece no dia 11/04 e o os representantes eleitos comporão um “mandato tampão”, até a realização no próximo Congresso dos Trabalhadores da Unicamp.
Assim que o colegiado for eleito e apreciar as contas do STU, a Assembleia Orçamentária será convocada para deliberar sobre os Balancetes de 2017 e a Proposta Orçamentária 2018.
Nota de repúdio à chacina de cinco jovens em Maricá-RJ
A assembleia aprovou que o STU subscreva a nota da Fasubra que repudia veementemente a chacina de cinco jovens na cidade de Maricá/RJ, ocorrida no último domingo (25). Sávio de Oliveira de 20 anos, Matheus Bittencourt, de 18, Marco Jhonata, de 17, Matheus Baraúna, de 16 e Patrick da Silva Diniz foram assassinados a tiros dentro do conjunto residencial Carlos Marighella, onde moravam. As características do crime e diversas denúncias indicam que a morte dos jovens tenha sido por ação policial.
A nota exige apuração do crime contra os cinco jovens e se indigna com a violência no Rio de Janeiro e em todo o país que extermina a juventude.
XXIII Congresso da Fasubra
Tendo em vista o XXIII Congresso da Fasubra, os trabalhadores aprovaram o calendário de assembleias para eleição dos delegados da Unicamp. Ficou acertado que as assembleias serão realizadas no CPQBA – 16/04; Limeira – 17/04; Piracicaba – 18/04 e em Campinas – 19/04. Os locais e horários serão divulgados em breve.
Nove teses concorrem ao Congresso da Fasubra e podem ser acessadas na página da Federação em www.fasubra.org.br.
Obs.: Destacamos que a data da assembleia no CPQBA foi alterada de 12 para 16/04 para adequação ao calendário e regimento da Fasubra.