Assembleia Geral, 13 horas, na Praça da Paz

É importante a presença de todos na assembleia. É a força da greve e da mobilização que dará as condições para avançar nas conquistas.

Na segunda-feira (4) a comissão de trabalhadores e diretores do STU que se reuniu com o reitor cobrou avanço na proposta da isonomia, com referencial na data-base, e as 30 horas na área de saúde.

Os trabalhadores lembraram que o comunicado da reitoria ao sindicato em julho de 2013 previa três referências no piso salarial após a data base.

Durante a reunião, no entanto, o reitor não apresentou nenhuma proposta, restringindo-se a um debate orçamentário e, apesar de afirmar a intenção da isonomia, não se comprometeu com o calendário e impacto da segunda fase anteriormente apresentados.

A proposta enviada ao sindicato nesta quarta (6), conforme havia se comprometido em reunião, oferece abono de 21% no salário de julho (nos moldes do que foi negociado com a Adunicamp) e uma referência nos pisos dos três segmentos (a título de retomada do processo de isonomia). Tal proposta atingiria 3.714 trabalhadores da ativa, mais 836 aposentados, que passariam dos níveis E para F.

Na UNESP, a reitoria propôs aos trabalhadores e docentes daquela universidade um abono nos mesmos moldes do proposto na Unicamp mais um reajuste no valor do auxílio alimentação, que passaria a ter o mesmo valor da Unicamp. Os docentes e trabalhadores estão discutindo a proposta em suas assembleias.

Sobre o Abono

É importante esclarecer que o abono será pago uma única vez e não será incorporado no salário. Para os trabalhadores que estão nos pisos fundamental, médio e superior da carreira o abono corresponderia, respectivamente a R$ 374,78, R$553,72 e R$1.044,12.

BoletimSTU_70_07-08-2014.indd