Assembleia Geral de ontem (9) aprovou a proposta de índice do Fórum das Seis que estabelece “um plano de recomposição dos salários dos técnico-administrativos e docentes das três Universidades Paulistas Estaduais, que considere as perdas desde maio de 2015 (índice Dieese), articulado à arrecadação do ICMS, iniciando como uma parcela de 8% de reajuste em maio/2019 para todos + 3% para a Unesp – como forma de compensação pela perda da isonomia em maio/2016”. Essa demanda faz parte da Pauta Unificada de Reivindicações 2019 dos técnico-administrativos e docentes das três Universidades Paulistas Estaduais.
Aprovou também que devemos intensificar a mobilização nas unidades tendo em vista que o novo presidente do Cruesp é o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel.
Ficou decidido que o Sindicato deverá fazer um levantamento dos ataques da reitoria que prejudicam a categoria, como forma de elaborar um resgate histórico dessas ações e ainda organizar nossa luta. A intenção é desmascarar o reitor que se diz comprometido com a valorização do trabalhador, quando na verdade, tem sido conivente com a piora das nossas condições de trabalho.
Amanhã (11), o Fórum das Seis pretende analisar o retorno das assembleias das categorias, sistematizar nossa pauta conjunta e entregá-la ao Cruesp.
Defesa da Previdência Social
Os trabalhadores aprovaram também que o STU se some à luta nacional contra a Reforma da Previdência, seguindo as orientações das Centrais Sindicais, Fasubra e Fórum das Seis, buscando articular com as entidades do campus a criação de um Comitê Contra a Reforma da Previdência dentro da Universidade.
Pela gravidade da proposta apresentada pelo governo Bolsonaro, a assembleia aprovou a proposta da diretoria do Sindicato de promover debates e rodas de conversas sobre o tema para esclarecer a categoria sobre quais direitos estão ameaçados e facilitar a aproximação com outras categorias, para além do serviço público, como forma de fortalecer essa luta.
A categoria aprovou a divulgação e incentivo à mobilização em torno do “Abaixo assinado Nacional em Defesa da Previdência Social e das Aposentadorias” e ainda a participação e divulgação em atos convocados pelas entidades classistas. Acesse aqui a cartilha sobre a Reforma da Previdência.
Reuniões de Unidades
A Campanha Salarial já começou! Precisamos, então, debater as demandas internas e nossa participação nos movimentos em defesa da Universidade Pública, da Previdência Social e dos direitos trabalhistas.
Agende o quanto antes uma reunião em sua unidade, ligue no STU e reserve sua data.
12/04
- 14h: IA (Auditório)
15/04
- 10 às 11h: CECI Parcial
- 14h: CECI Parcial
Apoio
Foi aprovada a moção de repúdio à demissão do carteiro José Cícero Oliveira Silva, trabalhador lotado no CDD Itália, em Campinas, caracterizada pela motivação política em calar um trabalhador que sempre participou do movimento sindical, se contrapondo à política de desmonte e privatização dos Correios e de retirada de direitos dos trabalhadores.