Hoje (10) os/as trabalhadores/as da Unicamp aprovaram, por unanimidade, a Pauta Unificada de Reivindicações 2024, com destaque para a proposta que reivindica reposição da inflação mais as perdas salariais. Isso significa um reajuste salarial de aproximadamente 11% correspondente à metade do que faltar para recuperarmos nosso poder aquisitivo (de maio/2012) + 4% referente às inflações (do período maio/2023 a abril/2024). A segunda metade das perdas salariais será negociada ainda em 2024, provavelmente no segundo semestre.
Além disso, a assembleia também aprovou levar ao Fórum das Seis a proposta de incluir na Pauta Conjunta a indicação de redução de jornada de trabalho para 30h/semanais para todos/as trabalhadores/as, sem redução de salário.
A coordenação do Fórum das Seis se reúne nesta sexta-feira (12) com o objetivo de analisar o retorno da primeira rodada de assembleias. A intenção é que dia 19/04 a Pauta Unificada seja fechada e entregue ao Cruesp (Conselho de Reitores).
A assembleia aprovou ainda:
- Dar início ao calendário de mobilização com reuniões de unidades;
- Realizar nova assembleia daqui a 15 dias para discutirmos nossas próximas ações;
- Apoio à greve dos/as trabalhadores/as das Universidades Federais por recomposição salarial e melhores condições de trabalho.
Também foram aprovadas três moções por unanimidade:
- Uma moção para apoiar a decisão do governo federal a iniciativa da África do Sul em condenar o genocídio palestino;
- Moção contra a perseguição do jornalista Breno Altman, que denuncia o massacre contra o Povo Palestino em Gaza, desde o início do conflito entre Israel e Hamas;
- E uma moção para que a Unicamp suspenda imediatamente o convênio com a Universidade Israelita que contribui com o financiamento de tecnologia e armas contra o Povo Palestino.
Fique atento/a aos nossos canais de comunicação, pois em breve vamos divulgar sobre as reuniões de unidade e a data da próxima assembleia geral.