No último dia 24 o Senado Federal aprovou o projeto de lei 131/2015, que tira da Petrobras a exclusividade da operação nas áreas da camada pré-sal. A proposta, apresentada pelo tucano José Serra (PSDB/SP) é um verdadeiro atentado à soberania nacional ao possibilitar que as empresas multinacionais do petróleo se apropriem de jazidas que hoje não é nem possível estimar quanto petróleo podem dar. Sem falar que a exclusão do domínio estatal sobre essa riqueza natural em tempos de crise internacional dos preços do petróleo abre as portas para uma exploração desenfreada sem nenhuma preocupação ambiental, o que pode levar a resultados catastróficos, como os vistos no episódio da destruição do Rio Doce e toda a região da cidade mineira de Mariana.
Em repúdio à votação e para pressionar os deputados federais a derrubarem o PL, que ainda vai a voto na Câmara dos Deputados, diversos movimentos sociais organizam uma marcha a Brasília no próximo dia 10 (quinta-feira).
A manifestação é convocada pela CTB, CUT, FUP (Federação Única dos Petroleiros), UNE, UBES, MST e a Frente Brasil Popular e pretende ocupar as galerias da Câmara.