Data do ato/paralisação será a próxima reunião entre reitores da Unicamp, USP e Unesp e entidades representativas da categoria para debater a pauta unificada da campanha salarial
Aconteceu nesta quarta-feira (18) a segunda reunião entre o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) e as entidades que compõem o Fórum das Seis para discutir a pauta unificada da campanha salarial deste ano. Na reunião anterior os reitores tinham se comprometido a apresentar uma proposta de reposição das perdas inflacionárias. No entanto, chegaram à rodada de negociação com a inaceitável “oferta” de reajuste zero, embora os dados da arrecadação do ICMS efetivada até o dia 8 de maio deem conta de um crescimento de 9,40% na arrecadação no mês de abril.
Diante da postura dos reitores, a coordenação do Fórum das Seis se reuniu e decidiu convocar um dia de atos com paralisação e caravana até a sede do Cruesp, na capital paulista, para o próximo dia 5 de junho, quando está marcada a próxima reunião de negociação.
É fundamental a participação da categoria nesta data para reafirmar que os trabalhadores não vão pagar a conta da crise. A crise de subfinanciamento das universidades paulistas é responsabilidade do governo do Estado, que congelou há 22 anos o repasse do ICMS em 9,57%. Também é culpa das reitorias, que não se pronunciam sobre o descumprimento de acordos por parte do governo tucano – como no caso da promessa de aumento do repasse à Unicamp em 0,05% do orçamento como contrapartida à construção do campus de Limeira – e a retirada da base de cálculo de alíquotas como Habitação, Taxas e Multas entre outras. Essa manobra orçamentária desviou dos cofres da Unicamp, USP e Unesp R$ 1 bilhão nos últimos três anos.
É hora de intensificar a mobilização para arrancar conquistas.
3 Comentários até agora
RogerioPostado em6:09 pm - maio 18, 2017
Culpa dos anos que a quadrilha do PT assaltou este país, degringolou a Petrobras, estuprou o BNDES
antonio alves filhoPostado em10:22 am - maio 19, 2017
entra ano e sai ano sempre a mesma história aumento zero não temo dinheiro devolve essa m p/ governo já que sindicato não resolve nada esta comprovado quando perdemos aquele processo de 921 por falta de representação advogacios n´´os 283 servidores tivemos que pagar p/ unicamp uma causa praticamente ganha do técnicos administrativos pagamos mais de 141000,00 descontado dos nossos salários por isso não confio em sindicatos nos tempos da assuc era muito melhor não tinha cut, fasubra e esses politico que come dinheiro do sindicato temos perdas feias de anos atraz e 2016 e agora 2017 até quando? Tupã
Hério JrPostado em12:18 pm - maio 19, 2017
Nossa, vcs estão devagar demais hein. Acho que deveria haver mobilização AGORA, pra tentar adiantar essa reunião, pois vamos entrar o mês de junho sem o reajuste. Aí vai ficar mais difícil mudar alguma coisa. Defendo reação imediata à proposta, pra tentar incomodar a reitoria.