Em assembleia realizada na última quinta-feira (18) os trabalhadores aprovaram o acordo da greve que suspendeu os descontos salariais dos grevistas. Os pagamentos foram realizados ontem, de acordo com o prazo estabelecido na reunião de negociação com a reitoria, ocorrida na quarta-feira (17), e com o ofício firmado no dia seguinte.
Calendário de negociação
Na reunião também foi apresentada pelos representantes do Comando de Greve e diretores do STU a contraproposta aprovada em assembleia pela categoria, a metodologia e uma proposta de calendário de negociação. A reitoria se comprometeu a apresentar uma resposta sobre o calendário até ontem, mas até o fechamento desta edição ainda não havia se manifestado.
A assembleia aprovou ainda reabrir o processo de eleições do Conselho de Representantes, reforçar a campanha por uma Estatuinte Democrática e Paritária e estabelecer um calendário de discussões sobre o processo de sucessão à reitoria da Universidade (mais informações na página 3).
Os trabalhadores também votaram por incluir na agenda do STU e da categoria as mobilizações em defesa dos direitos sociais e trabalhistas e dos serviços públicos. Além de seguir a denúncia do desmonte da educação pública e o debate sobre a crise de sub-financiamento das universidades estaduais paulistas – cobrando dos reitores, do governo Alckmin e da Assembleia Legislativa a elevação do repasse para os 11,6% do ICMS, não incluídos na Lei de Diretrizes Orçamentárias aprovada em junho deste ano, mas que as comunidades seguirão lutando para que seja aprovada quando da votação do Orçamento/2017.
Pagos os salários, recompor o fundo de greve
Após a confirmação da reversão dos cortes salariais é preciso recompor o fundo de mobilizações do sindicato. Conforme deliberação da assembleia realizada no dia 4 de agosto, o sindicato antecipou o pagamento de salários aos funcionários técnico-administrativos de várias unidades. O compromisso assumido pelos servidores que receberam o apoio provisório foi de devolver ao STU os valores assim que a reitoria pagasse os descontos. Trabalhadores de algumas unidades já fizeram a devolução e ao longo desta semana a tesouraria do sindicato estará à disposição para receber a devolução dos valores, até sexta, das 9 às 12 horas.