A Anistia Internacional Brasil e demais entidades da sociedade civil lançaram uma petição pública cobrando que o Procurador Geral da República, Augusto Aras, não arquive o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19.
O documento é parte da campanha “Omissão não é Política Pública”, que tem sido divulgada por meio da hashtag #nãoengavetaras no Twitter.
O abaixo-assinado cobra que as investigações devem seguir até que todas as pessoas apontadas pelo relatório final da CPI sejam processadas judicialmente e devidamente responsabilizadas.
O texto aponta que “o discurso negacionista, a insistência no “tratamento precoce” e em respostas sem base em evidências científicas, o colapso do sistema de saúde por falta de planejamento e coordenação assim como a falta de ação para garantir o acesso à vacinação em massa indicam a possibilidade de existirem responsáveis pelo quadro de total colapso em que estamos vivendo.”. E cobra que a Procuradoria Geral da República, que comanda o Ministério Público Federal, não deixe impunes os possíveis crimes apontados pelo relatório final da CPI.