O Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp, STU, soma-se ao campo democrático e repudia energicamente os atos terroristas golpistas realizados neste domingo (8), no Distrito Federal em Brasília. O tumulto ocasionou depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).
É inaceitável que o processo democrático de eleição não seja respeitado e que o governo eleito democraticamente pela maioria da população seja alvo de atos terroristas, como parte de um projeto ditatorial por meio do uso da força e intimidação.
É lamentável que instituições, que deveriam estar cumprindo a lei para manutenção da ordem e segurança do país, não estejam atentas ao cumprimento de sua missão, facilitando os atos criminosos e se tornando cúmplices do ataque à democracia brasileira e à Constituição. Todos os envolvidos , por ação, inação e financiamento devem ser julgados e punidos para o retorno à normalidade.
O governo Lula foi eleito pela maioria da população e esse é o jogo democrático, quem vence a eleição tem o direito ao mandato de 4 anos, assim como ocorreu com os demais concorrentes em eleições anteriores, cujos resultados foram aceitos sem tumulto pelos outrora derrotados.
Nenhum atentado contra o processo democratico será aceito e lutaremos com vigor contra aqueles que ameaçam e acreditam na vitória da truculência e ignorância sobre a civilidade.
Orientamos aos trabalhadores e trabalhadoras de nossa categoria que se juntem aos movimentos e atos em favor da democracia, pois avaliamos que o processo de tomada do poder por meio de força e truculência é criminoso, ameaçando a liberdade pública e o projeto de nação escolhido pela maioria. Permitir e tolerar essa atitude golpista é o caminho para a barbárie, para que a lei do mais forte se estabeleça e sejamos alvo de ditaduras, extremismos e autoritarismo.
Ditadura nunca mais. Pela defesa da democracia e soberania popular.
Campinas, 8 de janeiro de 2023.
Convocamos a todas e todos ao ato pela democracia às 17h, nessa segunda-feira, no Largo do Rosário!