Os trabalhadores aprovaram na assembleia geral de quinta-feira (19) uma moção de apoio aos professores do Estado de São Paulo que estão em greve desde 13 de março.
Confira a íntegra do documento:
Moção de apoio aos professores em greve no Estado de São Paulo
O STU manifesta seu apoio e solidariedade aos professores em greve no estado de São Paulo.
A categoria deflagrou greve por tempo indeterminado no dia 13 de março, em resposta à intransigência do governo Alckmin em repor as perdas salariais, ao corte orçamentário na Educação, ao sucateamento das escolas públicas com fechamento de classes e superlotação, a não aplicação da jornada do piso, ao desemprego dos docentes da categoria “O” – obrigados a ficarem até 200 dias afastados das salas de aula sem receber salários -, entre outras reivindicações.
A Apeoesp aponta que 60% da categoria já aderiu à greve, mostrando que a luta segue forte.
Os trabalhadores em Educação, em todos os níveis, vêm sofrendo diversos ataques dos governos e sua política de corte de gastos com o setor.
Em relação aos professores da rede pública, um estudo realizado pela subseção do DIEESE/CEPES da Apeoesp em 2014 mostrou que estes trabalhadores têm a menor média salarial entre os profissionais com formação de nível superior no Estado de São Paulo.
O STU e os trabalhadores da Unicamp apoiam a greve dos professores que faz parte da nossa luta por uma Educação pública e de qualidade!
Campinas, 19 de Março de 2015