No Boletim de ontem, o STU deixou expressa a indignação da categoria em relação ao comunicado apresentado pela reitoria da Unicamp, que informa decisões sem que haja uma negociação com a categoria. Além disso, o documento é uma chantagem contra a greve. Mas os trabalhadores não interromperão a paralisação e nem discutirão as pautas específicas antes da pauta unificada com o Fórum das Seis.
“1. Concessão do Auxílio Refeição para os servidores da Unicamp, nos mesmos moldes e valores da USP, com validade a partir do primeiro dia útil após a total normalização das atividades.”
Ao utilizar a USP como modelo para discussão desse benefício, a reitoria da Unicamp segue excluindo os aposentados e trabalhadores afastados do benefício e tenta impor o desconto de 20% do valor total recebido de VR, no demonstrativo do próprio mês, como contrapartida do auxílio, e ainda o impedimento de uso do restaurante universitário.
Como item da pauta especifica dos trabalhadores da Unicamp, o Auxílio-Refeição deve ser discutido e negociado com a categoria, mas ele não substitui o reajuste salarial.
“2. Discussão da segunda fase do processo de isonomia salarial com a USP, com a primeira reunião no décimo dia útil após a total normalização das atividades.”
A divisão do processo de isonomia salarial com a USP em várias fases foi colocada pela própria reitoria no ano passado, a partir de um calendário que ela mesma propôs e que agora está descumprindo.
É uma vergonha que tenhamos completado três anos sem a efetivação da isonomia – que também não substitui o reajuste salarial.
“3. Definição de reuniões para o prosseguimento da negociação dos demais pontos das pautas específicas de professores, funcionários e estudantes.”
Tadeu desrespeita mais uma vez a categoria ao querer discutir a pauta específica sem mencionar o reajuste salarial e com a condicional de que a greve acabe. além disso, é uma tentativa de enfraquecer a greve unificada.
Para mais informações sobre o vale-refeição na USP, consulte o serviço de perguntas e respostas daquela Universidade.
Atualizado em 13/07/2014 às 18h00.