Na última quarta-feira, 02/08, a direção do STU se reuniu com os novos gestores do Caism, da Diretoria Executiva e Divisão de Enfermagem (DIVEN). A pauta urgente foi a insegurança da Enfermagem no período noturno com as mudanças nas escalas de supervisores. Estiveram também presentes representantes do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), do SEESP (Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo) e a enfermeira do plantão noturno Margarida Barbosa. Nessa primeira reunião do sindicato com os novos gestores, o STU trouxe relatos de equipes de Enfermagem angustiadas com a sobrecarga de trabalho e insegurança frente aos anúncios recentes de mudanças na supervisão noturna, que seguirá escala de segunda à sexta das 16h às 22:15h, não permanecendo durante a madrugada.
Segundo a nova diretora da DIVEN, Enf. Ana Paula Fernandes, foram apurados dados durante a pandemia, quando houve uma grande crise de absenteísmo por adoecimento das trabalhadoras e trabalhadores. Os dados, segundo a Enfermeira, indicaram que a gestão que se inicia tem segurança para fazer as alterações. No entanto, os relatos das trabalhadoras, reforçados pelas palavras da Enfermeira Margarida, contrariam o cenário de segurança. A Enfermeira Anuska Schneider, representante do SEESP, e a Enfermeira Margarida destacaram que o período não deveria ser tomado como base e que a contaminação dos trabalhadores da saúde, em muitos casos, deixou sequelas nesses profissionais.
As equipes do noturno relatam medo de se expor ao erro, assumir funções além da segurança profissional e prejudicarem a qualidade na assistência. Para Margarida, a falta de comunicação entre as chefias e as equipes da assistência deixa o noturno se sentindo abandonado e sem respaldo para garantir a assistência de Enfermagem com segurança ao paciente.
Os dirigentes sindicais e do Conselho de Enfermagem debateram com os gestores e foram explicadas as questões legais, não estando o projeto atual da DIVEN fora das normativas previstas. No entanto, com o atual cenário e as divergências nos relatos apresentados, os gestores se comprometeram a estabelecer canais de comunicação democrática com as equipes, com garantia de que não haverá retaliação, realizando reuniões frequentes com as trabalhadoras e trabalhadores, DIVEN e Diretoria Executiva e STU. A Enfermeira Ana Paula Fernandes indicou ainda que o projeto poderá ser alterado ou retroceder ao modelo anterior caso as avaliações das equipes sejam negativas.
O sindicato e os representantes da Enfermagem presentes mantém o compromisso de acompanhar de perto as alterações no Caism a fim de proteger as trabalhadoras, trabalhadores e pacientes.
Procure o STU para dúvidas e denúncias, não fique só!
Confira os novos gestores apresentados e os nossos representantes presentes
Prof. Dr. João Renato Bennini Junior, superintendente do Caism
Denis Barbosa Cacique, assistente técnico da direção (ATD)
Enfª. Ana Paula Costa Nascimento Fernandes, diretora da Diven
Enfª. Ada Helena Melo Lorenzetti, ATD
Enfª. Cristiane Ferreira Mendes Sanchez (ATD)
Enfª Renata Taize Gasparoto Pereira, diretora do Bloco Operatório e CME
Enfª. Elaine Cristina Pereira, diretora da SePEx
Enfª. Simone Stranghetti Jorge, diretora da SEUI
Luciano Santos, dirigente do Coren
Maria Edith de Almeida, dirigente do Coren e diretora do STU
Péricles Cristiano Batista Flores, dirigente do SEESP
Anuska Pintucci Sales da Cruz Schneider, dirigente do SEESP
Elisiene Lobo e Marli Armelin, Coordenadoras gerais do STU
Gabriela Barros e Eva Lopes, diretoras do STU
Margarida Barbosa, Enfermeira do plantão noturno na SEUI