Com a troca da empresa que presta serviços ao RU (Restaurante Universitário), a Unicamp vai demitir as trabalhadoras que foram linha de frente na pandemia e mantiveram a Universidade funcionando.
Esse absurdo é ainda maior porque acontece em meio a um cenário de altos índices de desemprego, inflação e fome, o que significará que centenas de famílias ficarão desamparadas!
A nova empresa (Soluções Serviço Terceirizados), já foi processada por oferecer comida estragada, ou seja, ainda teremos uma queda na qualidade do Bandejão, que é uma importante política de permanência estudantil.
O comitê contra as demissões, junto ao DCE da Unicamp, organizou um manifesto contra a demissão de mais de 330 trabalhadoras terceirizadas do Bandejão.
O documento defende a manutenção dos empregos, imediata efetivação das terceirizadas e readmissão de Sidney, trabalhador terceirizado demitido em 2019 por lutar contra demissões da época.
Historicamente, o STU tem defendido o fim das terceirizações nos restaurantes, vigilância e outros setores cruciais dentro da Universidade. Essa bandeira de luta faz parte, inclusive, da nossa Pauta Específica de Reivindicações 2022.
Para barrar as demissões e impedir que uma empresa que está sofrendo penalidade sanitária por servir alimentos sem condições de higiene no Rio de Janeiro, o Sindicato pediu no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo a impugnação do contrato da empresa que ganhou o processo de licitação para o Bandejão. Além disso, a diretoria decidiu encampar essa luta ao lado dos estudantes e das funcionárias.
Leia o manifesto, assine, divulgue e participe do ato na próxima terça-feira (2/8), às 9h, em frente ao RU!
Se some à luta, juntos somos mais fortes e podemos barrar as demissões!
- Pela imediata anulação das demissões das mais de 330 terceirizadas dos restaurantes universitários!
- Pela manutenção de todos os direitos das trabalhadoras, sem nenhuma perda!
- Pela imediata efetivação das terceirizadas da universidade, em regime CLT, na atribuição de servidoras da Unicamp, sem a necessidade de concurso público;
- Reitoria de Tom Zé: se vocês defendem a democracia, não coloquem famílias na rua e atenda as demandas da comunidade universitária!
- Pela readmissão imediata do Sidney, trabalhador demitido por lutar contra as demissões de 2019!
Para assinar o “Manifesto contra a demissão das trabalhadoras do bandejão da Unicamp”, clique aqui.
Fonte: com informações do DCE Unicamp