A categoria vem se preparando para a realização de um grande ato nesta terça (25 de novembro), em defesa da isonomia salarial com a USP, durante a reunião do Conselho Universitário. Como já reforçado em diversas edições do Boletim do STU, José Tadeu Jorge não mostrou disposição em efetivar a isonomia no prazo estabelecido pelo próprio reitor em julho do ano passado.
Na semana passada diversos veículos de mídia informaram que, em nota a respeito da redução orçamentária prevista na arrecadação do ICMS deste ano, que terá impacto sobre as universidades, a reitoria afirmou que “já trabalhava com a perspectiva de um repasse menor”. Ou seja, ao invés de atuar em conjunto com os demais reitores, via Cruesp, para aumentar a alíquota de repasse às universidades, Tadeu naturaliza o desinvestimento mantido pelo governo do Estado ao ensino superior. Isso, às vésperas da votação da Lei Orçamentária Anual de 2015, à qual o Fórum das Seis está propondo uma série de emendas visando aumentar o repasse do ICMS. Propostas que no geral o Cruesp se comprometeu a defender.
Para cobrar o compromisso com a isonomia e garantir que a parcela de abril de 2015 conste do orçamento da Unicamp do ano que vem (a ser votado pelo Consu em dezembro), a categoria decidiu em assembleia retomar a mobilização que garantiu o respeito à data-base deste ano.
Nas reuniões de unidade que vêm acontecendo, a categoria está construindo coletivamente a manifestação. Diversas reuniões estão agendadas para hoje, intensificando a mobilização para o grande ato.
Confira no calendário a reunião na sua unidade e não deixe de participar.
24/11 (segunda-feira)
9h – Reunião do GGBS e DGRH, saguão/DGRH.
9h – Visita aos locais de trabalho do HC.
11h30 – Reunião do CECI Berçário.
13h – Reunião do CECI Berçário.
14h30 – Reunião da FE, na copinha.
15h – Reunião do COTUCA.
15h – Reunião do IMECC.
25/11 (terça-feira)
9h – Paralisação e ato no Consu.
14h – Reunião da Coordenação de Mulheres do STU, na Praça da Paz.
26/11 (quarta-feira)
12h – Debate “Combate à violência contra a mulher”, no saguão do PB.
14h30 – Audiência pública da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa (CFOP/Alesp) para discutir a crise das universidades estaduais paulistas, no auditório Teotônio Vilela. Os três reitores confirmaram presença.
27/11 (quinta-feira)
14h30 – Reunião do STU com o prefeito do Campus para discutir a situação das cantinas.
16h – Reunião de negociação com a reitoria.
28/11 (sexta-feira)
11h30 – Apresentação musical “Juventude negra na onda do Hip Hop”, no PB.
12h – Assembleia geral, na sala CB-06.