A nova diretoria do STU (gestão 2022/2025) tomou posse quinta-feira passada (31), com o compromisso de manter a tradição de luta do STU de ser combativo e independente da reitoria.
A diretoria é composta por 27 membros, sendo que a Chapa 1: Unidade e Luta – Travessia garantiu 28,6% dos votos, elegendo 8 diretores; a Chapa 2: Alerta – Renovação e Ação conquistou 38,2% dos votos e terá 10 diretores, e a Chapa 3: Avante STU fez 33,2% dos votos e elegeu 9 diretores.
Nesta gestão temos 11 mulheres, vários diretores vindos do Conselho de Representantes do Sindicato, especialmente da Saúde, uma área prioritária para a Universidade e a que mais acumula problemas referentes às condições de trabalho e assédio moral.
A nova Coordenação Geral do STU é composta por Elisiene do Nascimento Lobo, José Luísa Pio Romera e Marli Rodrigues Armelin.
Na posse, os coordenadores anunciaram que os desafios que essa nova gestão enfrentará são grandes, principalmente por ser ano eleitoral. E que a busca por unificar todas as forças para enfrentar a exploração dos servidores e os ataques ao serviço público, vindos de Bolsonaro e Doria, passa pela importante tarefa de organizar os/as trabalhadores/as pela base.
Ao longo da solenidade a nova gestão foi saudada por autoridades sindicais e políticas, como o presidente do PT Campinas, Carlos Orfei; o representante do PCdoB, Carlos Artioli; pelo PSOL, Odone Silva; o representante da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Agenor Soares; pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Paulo Nobre; o diretor da ADunicamp, Prof. André Kaysel Velasco e Cruz; o coordenador geral da APG (Associação Central de Pós-graduação) da Unicamp, Matheus Alves Albino; pelo Feconezu ( Festival Comunitário Negro Zumbi), José Gonçalves, o representante do Fórum das Seis, João Carlos Camargo de Oliveira; a coordenadora da Fasubra, Vania Helena Gonçalves e o Chefe de Gabinete da Reitoria da Unicamp, Prof. Paulo César Montagner. Além da vereadora Paolla Miguel (PT) e o representante do mandato do vereador Gustavo Petta (PCdoB), Adecir Mendes.
Em virtude da pandemia, a cerimônia foi híbrida. No entanto, ao final, os convidados foram recepcionados com uma roda de samba com o cantor e compositor Chocolatte de Vila Maria e banda.
Confira os nomes dos/as novos/as eleitos/as:
Unidade e Luta – Travessia
- Marli Rodrigues Armelin
- Marina Rebelo Tavares
- Maria Edith de Almeida
- Antonio Alves Neto
- Sandra Aparecida de Almeida Ramos
- Rafael Oliveira Jorge
- Maria Cristina Rodrigues
- João Pereira Martins
Alerta – Renovação e Ação
- Elisiene do Nascimento Lobo
- Marcos Bueno da Silva
- Eduardo Favarão Gemis
- Marli de Fátima Gomes Silva
- Angelo Rafael Barreto
- Lilian de Pádua
- José Carlos Pereira
- Sergio Paiollo
- Ronald Jorge Menghini dos Santos
- Reliton Cleber da Silva
Avante STU
- José Luis Pio Romera
- Evanir Lopes Teixeira
- Gabriela Barros Gonçalves
- Afonso Celso De Godoy Von Zuben
- Robson José de Almeida
- Jessica Del Carmen Veja Galvan Meneze
- Antonio de Pádua Ilanes
- Elson André da Silva
- Ronaldo Luis de Almeida
Assista a Cerimônia de Posse completa abaixo: