O Dia da consciência negra é um dia de luta e de resistência. No próximo domingo (20), vai acontecer a tradicional Marcha Zumbi dos Palmares em Campinas e este ano chega a sua 21ª edição, a partir das 10h, na Estação Cultura, na Praça Floriano Peixoto.
Vamos apoiar e celebrar as manifestações artísticas e culturais neste dia que fazem parte da programação especial desse mês da Consciência Negra.
Nos dias 19, 20, 26 e 27 de novembro também acontece a 1ª feira Afro Literária Laudelina de Campos Mello, a partir das 13h. Esse evento tem como objetivo incentivar literaturas desenvolvidas por pessoas negras de Campinas e região gerando debates e novos conhecimentos.
A concentração para a marcha começa a partir das 9h na Estação Cultura e percorre ruas da cidade. Durante o trajeto da caminhada cantigas serão entoadas com toque de tambores.
Vamos as ruas para lutar por igualdade, lutar para que ninguém seja julgado/a pela sua cor de pele. Infelizmente ainda temos muito a evoluir no nosso país devido a violência contra as mulheres e a juventude negra, além da intolerância religiosa contra matrizes africanas.
Por isso, continuamos lutando, para incentivar, informar e educar a sociedade que não é um dia de comemoração, mas sim de resistência.