Por Luíza Giovancarli
Foi realizada no dia 11 de outubro a 1ª Caminhada Fotográfica da Unicamp. A atividade fez parte do projeto Rota Fotográfica da Unicamp é resultado da união de dois projetos NUFAU – Núcleo de Fotógrafos Amadores da Unicamp e Cirsa – Circuito do Saber Unicamp.
A idealização do evento veio por parte de Francisco de Assis, Geraldo Camargo, Vinicius Gustavo, Augusto ferreira, Zilda Farias e Beeroth de Souza, que viram a oportunidade de realizar uma atividade lúdica que pudesse unir os conhecimentos gerados entre os grupos.
Para o diretor Beeroth de Souza, a caminhada foi além da expectativa, proporcionando um impacto positivo sobre a saúde do trabalhador por meio de uma atividade de lazer.
“A caminhada pode ser descrita como aquilo que jorra espontaneamente quando se entra em contato com a natureza. Os macetes profissionais que não são passados em cursos convencionais, mas que debaixo da sombra de uma árvore, comendo uma maça, sem o teto de horário burocrático limitando o papo, fluem informalmente e com um teor horizontal mais benéfico, que permite aprender e ensinar através da socialização espontânea. Por isto, considero super positiva esta primeira experiência”, afirma o diretor.
Foram cerca de 7 quilômetros de caminhada e troca de experiência entre os participantes, desde os fotógrafos com experiência até os iniciantes na arte de “clicar”.
“Vivemos uma caminhada-curso, ou um curso-caminhada, enquanto investíamos na nossa qualidade de vida, fazendo novas amizades e fortalecendo as antigas”, aponta.
A comissão organizadora do evento deve se reunir para discutir a caminhada e pensar em outras atividades como visitas a parques, hortos florestais, trilhas históricas, etc.
“Este alivio através do lazer afasta o stress da vida moderna e o STU, pensando na saúde mental, corporal e psicológica do trabalhador apoia as iniciativas neste sentido”, finaliza o diretor.
As fotos da Caminhada podem ser vistas no site.