Um ato que ocorre amanhã (21) de janeiro, às 19h, no Salão Vermelho do Paço Municipal de Campinas, marca o Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa.
A atividade promove a disseminação de uma cultura da paz, da justiça e do respeito às diferentes crenças religiosas e convicções filosóficas, incluindo a liberdade de não crer, o agnosticismo e o ateísmo.
Vale ressaltar que, apesar das garantias constitucionais, muitas denominações religiosas, assim como ateus e agnósticos, afirmam sofrer intolerância religiosa que, em alguns casos, são acompanhados de agressão física.
O evento é aberto a todos os interessados, principalmente, as entidades religiosas e movimento negro.
O Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas (PMC) fica na Av. Anchieta, 200, no Centro.
Breve Histórico
O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro conforme a Lei Federal 11.635/2007, também consta no calendário oficial do município de Campinas.
A data foi escolhida para referenciar os fatos ocorridos com a líder religiosa baiana, a Iyalorixá Gildásia dos Santos e Santos, que faleceu em 21 de janeiro de 2000, em decorrência de infarto do miocárdio após sofrer um ataque de intolerância religiosa.
A instituição do Dia de Combate à Intolerância Religiosa tem provocado uma renovação do debate e das reivindicações pelo cumprimento dos preceitos constitucionais que afirmam ampla e irrestrita liberdade de culto, assim como a liberdade de não crer e o respeito e amparo do poder público no sentido de garantir esses direitos.
O ato é organizado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social de Campinas através da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR), em parceria com o Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Campinas e o Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas.
Fonte: com informações do Portal da Prefeitura Municipal de Campinas