Acontece no próximo sábado (24), a partir das 14 horas, na Casa de Cultura Fazenda Roseira, a plenária de mobilização para a Marcha das Mulheres Negras 2015.
O encontro estava previsto para acontecer no sábado passado, mas foi adiado em razão do Encontro Estadual da Juventude Negra realizado na mesma data.
Planejada desde 2011, sob o lema “Contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver”, a marcha, protagonizada pelas mulheres negras brasileiras, chegará a Brasília no dia 18 de novembro.
Entre as principais reivindicações estão o combate efetivo ao racismo e todas as formas de discriminação (intolerância religiosa, homofobia, lesbofobia, bifobia e transfobia em particular), a garantia de reconhecimento e titulação dos territórios quilombolas, preservação do patrimônio cultural do povo negro, defesa das cotas raciais na educação e em concursos públicos, garantia de participação das mulheres negras nos espaços de poder e direito universal à saúde, educação e trabalho digno com igualdade.
Mais informações podem ser obtidas na página do Facebook “Núcleo Impulsor do Estado de São Paulo da Marcha das Mulheres Negras 2015” ou no site <www.marchadasmulheresnegras.com>.
O STU apoia a organização da Marcha em São Paulo desde o seu início. O comitê paulista da mobilização foi lançado em 25 de julho do ano passado (Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha).
A Casa de Cultura Fazenda Roseira fica na Rua Domingos Haddad, nº 1, Residencial Parque da Fazenda (em frente ao Hospital da PUC II).