Na tarde desta quinta-feira (25) aconteceu a aula inaugural do Curso de Especialização em Educação de Crianças e Pedagogia da Infância.
Esse programa de formação é resultado da parceria entre a Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEdIC) e a Faculdade de Educação (FE). A iniciativa é uma luta histórica das profissionais da DEdIC que reivindicam uma formação em serviço que possibilite o estudo das professoras durante o expediente. O curso é dirigido às professoras da Educação Infantil (CECI e CAS) e da Educação não Formal (Prodecad).
Durante o evento, que aconteceu no Salão Nobre da FE, a coordenação do curso parabenizou a professora Zilda Farias, ex-diretora do STU, pela luta incansável para concretizar essa iniciativa. Ela e as demais profissionais da DEdIC não mediram esforços para dialogar com a FE, Instituto de Artes (IA), Faculdade de Educação Física (FEF) e Faculdade de Tecnologia (FT) para elaborar um projeto conjunto de formação continuada multidisciplinar.
Zilda contou que essa demanda por formação tem mais de 10 anos e que as funcionárias batalharam muito, nos últimos tempos, para que esse curso acontecesse. Explicou também que a Comissão Permanente de Formação de Professores da Comissão Central de Graduação (CCG) e a FE acolheu o projeto e, prontamente, passou a discutir com as áreas correlatas sua implantação.
“Essa iniciativa do curso é uma vitória e uma conquista que vem sendo travada há muitos anos dentro da Unicamp. Esse projeto prova que a educação pode ser integradora, humana, social e emancipatória também… Acredito que é na militância dos movimentos de educação e sindical que construímos estas e outras consciências para avançar nessa universidade em relação a formação, carreira e tudo que temos direito”, concluiu Zilda.
A reitoria acertou ao implantar o Curso de Especialização em Educação de Crianças e Pedagogia da Infância, pois demonstra a preocupação em investir na formação das profissionais da DEdIC e na valorização da educação infantil. Além disso, a universidade dá um passo importante no reconhecimento da necessidade da educação em serviço e da regulamentação da jornada das profissionais – que prevê carga horária para formação continuada. Sem dúvida essa iniciativa servirá de modelo para os programas de ensino infantil das demais universidades públicas do país.
STU presente na luta
As vitória não é só das professoras, mas também dos pais e das crianças que contarão com profissionais com maior capacidade de cuidados. Com a ampliação da formação das professoras, as crianças terão mais estímulos no campo cognitivo, emocional, educacional etc., pois o curso possibilita atender mais e melhor essas crianças.
Sobre o papel do STU nessa luta, a professora Zilda afirmou na aula inaugural que a atuação do sindicato foi fundamental nesse processo. “Agradecemos ao STU pelas contribuições nas lutas por educação e pela formação profissional e política. A entidade também é responsável por essa nossa conquista”.
Todos esses anos o STU esteve ao lado das profissionais da DEdIC para que essa formação profissional saísse do papel. Essa vitória é fruto de muita mobilização e luta das profissionais da educação infantil. Agora o próximo passo é lutar pela ampliação das vagas para que todas as professoras tenham acesso à formação e pela regulamentação da jornada de trabalho.
“Para o STU o atendimento dessa reivindicação é uma vitória das profissionais da DEdIC, que entenderam a importância do aprimoramento profissional e da melhoria das suas atividades e, principalmente, das crianças que frequentam o programa porque essa formação deve melhorar os cuidados prestados em todos os seus aspectos”, explicou a coordenadora geral do STU, Margarida Barbosa.
Sobre o curso de especialização
Este projeto se assenta no estabelecido pelas Leis n. 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB) e n. 13005/14 (Plano Nacional de Educação – PNE) no que se refere à formação de profissionais da educação.
De acordo com o artigo 61 da LDB alterada pela Lei nº 12.014 de 2009, entende-se como profissionais da educação escolar, professores habilitados em nível médio ou superior para a docência; trabalhadores em educação portadores de diploma de Pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas; e ainda, trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim.
No que tange à necessidade de investimentos na formação de tais profissionais, a LDB indica a necessidade de oferta de formação capaz de atender às especificidades do exercício de suas atividades, assim como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica e o Plano Nacional de Educação aprovado em 2014 especifica a necessidade de formação continuada dos (as) profissionais da educação como estratégia para atingir a meta 7, que é “fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades” (BRASIL, 2014). O PNE também estabelece em sua meta 16 “formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos (as) os (as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino” (idem).
Frente ao exposto, destaca-se que o projeto aqui apresentado propõe-se a contribuir para garantir o cumprimento da meta 16 do PNE no que diz respeito à formação em nível de pós-graduação das/os profissionais da educação infantil que atuam em suas instituições.
Destaca-se, ainda, que a proposta apresentada segue as orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) apresentadas na Resolução CNE nº.005/09 quanto ao Currículo da Educação Infantil (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCN/EI).
A partir do diálogo com um grupo de docentes da Unicamp, sob coordenação da Comissão Permanente de Formação de Professores (CPFP), ligada à Comissão Central de Graduação (CCG) da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), configurou-se um Grupo de Trabalho (com a participação de docentes da Faculdade de Educação, do Instituto de Artes, da Faculdade de Educação Física e da Faculdade de Tecnologia) para elaboração de uma proposta conjunta de oferecimento de um curso de especialização voltado aos profissionais da educação infantil.
Pretende-se, portanto, oferecer às/aos cursistas subsídios para que possam desenvolver com as crianças uma educação infantil pautada nos princípios éticos (da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades), políticos (dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática) e estéticos (da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais) estabelecidos pelas DCN/EI em seu art.6º.
Objetivos gerais
1. Propiciar às/aos profissionais oportunidades de ampliar e aprofundar conhecimentos acerca da infância e da educação de crianças, integrando-os à dimensão ética, estética e política.
2. Propiciar aos profissionais oportunidades de analisar e desenvolver propostas de organização do trabalho pedagógico com crianças, refletir sobre os percursos pedagógicos no cotidiano e as possibilidades de transformá-los quando necessário.
3. Propiciar aos profissionais oportunidades de ampliar seus conhecimentos literários, teóricos e de pesquisas recentes no campo da educação, arte, educação física, sociologia, psicologia, antropologia, educação ambiental e de outros campos, relacionando-os à infância e reconhecendo a complexidade da prática educativa e seus múltiplos determinantes.
4. Oferecer subsídios para que a/o profissional, como parte de uma equipe de trabalho possa planejar e desenvolver sua prática pedagógica de forma fundamentada com autonomia e segurança pedagógica.
5. Oferecer subsídios para a realização de avaliação permanente de todo trabalho docente e gestor.
6. Atender às demandas de formação de profissionais durante a jornada de trabalho, tal como estabelece a Lei nº 11.738/2008, regulamentada pelo Parecer CNE/CEB nº 18/2012 – Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação inicial em nível superior – Resolução nº 2- 1ºjulho/2015.