Concentração para saída da caravana da Unicamp para o ato em frente à sede do Cruesp terá início às 10 horas, atrás da BC * É hora de derrubar o reajuste zero!
Os trabalhadores das universidades estaduais paulistas fazem hoje mais um grande ato em São Paulo, durante a reunião do Cruesp com o Fórum das Seis para discutir a negociação salarial. As categorias já estão há mais de 100 dias de greve e até agora os reitores apenas enrolaram, descumprindo compromissos e se abstendo de resolver a questão do reajuste salarial, que é lei.
Como se não bastasse a falta de diálogo, os reitores ainda reprimem os trabalhadores em luta por seus direitos. Como na USP – onde os grevistas já foram agredidos pela polícia militar chamada pela reitoria por duas vezes e tiveram os salários ilegalmente cortados. E mesmo aqui na Unicamp também houve criminalização da luta, com ações judiciais para impedir a greve nos restaurantes universitários e para tentar impor uma multa de R$ 500 mil ao STU com base em argumentos inverídicos.
Mas o movimento grevista também conquistou vitórias, como o reconhecimento pela Justiça do Trabalho da legalidade da greve (contra a tentativa da USP de judicialização e criminalização da luta) e a determinação de que aquela Universidade tem que pagar os salários cortados de imediato. A conquista das 30 horas na área de saúde na Unicamp também é uma importante vitória da greve.
Os trabalhadores vêm dando o recado de que não tem arrego e construindo uma greve importante em defesa dos direitos salariais, da educação e saúde públicas e contra o desmonte dos serviços públicos promovido pelo governo Alckmin.
Por tudo isso, hoje é mais um dia marcante de luta! Os trabalhadores que constroem a excelência das universidades paulistas não querem mais enrolação e reuniões que não levam a nada. A crise causada pelos gestores e pelo governo não pode ser jogada nas costas de quem trabalha diariamente para garantir um serviço público de qualidade.
É hora de negociação efetiva. Chega de arrocho salarial!
E quinta tem comando de greve às 14 horas !
Após a mobilização de hoje, é importante que todas as unidades realizem reuniões amanhã pela manhã para avaliar a dinâmica da greve e iniciar o debate sobre o resultado da reunião com o Cruesp – que será informado no Boletim do STU desta quinta. As reuniões devem também discutir propostas coletivas de encaminhamento para o movimento a serem deliberadas no comando de greve.
O comando discutirá ainda as atividades do próximo período.