O STU está promovendo a 13ª Semana da Consciência Negra da Unicamp, que conta com diversas atividades, debates e apresentações musicais até o dia 28 de novembro. Este ano a grande homenageada é a trabalhadora aposentada dona Maria de Lourdes do Amaral, falecida em 2012, uma grande referência de luta para todos os trabalhadores.
No dia de hoje (13) ocorreu a homenagem oficial à dona Maria. Na atividade de homenagem foi realizada a plantação de um Ipê na Praça da Paz e a inauguração de uma placa em homenagem a Dona Maria que contou com a presença de diretores do STU, familiares, colegas e amigos.
O diretor João Raimundo Mendonça de Souza (Kiko) falou em nome do STU da emoção em homenagear esta militante histórica da Unicamp na defesa da educação infantil, do movimento negro, da militância partidária e dos trabalhadores aposentados. “Isso nos remete a uma memória, a toda uma trajetória de quem conviveu com ela por 30 anos. Dona Maria era antes de tudo uma guerreira, uma militante que ia até o fim em tudo o que ela se dedicava”.
“Dona Maria foi uma pessoa abençoada, um espírito de luz que deu conta de lutar e deixou um grande legado e ensinamento para nós”, disse dona Zezé, aposentada e membro do Departamento de Aposentados do STU.
A homenagem contou também com a presença da família de dona Maria, que agradeceu o grande carinho dedicado a ela.
“Ela tinha mais de setenta anos, mas um espírito jovem e uma crença de que é possível transformar a sociedade. Fica pra sempre no nosso coração como pessoa e fica pra sempre na nossa história como um exemplo de militância”, finalizou o diretor Kiko.
Confira as fotos da homenagem clicando aqui.