A diretoria do STU participou na manhã desta terça-feira, 14/02, no Centro de São Paulo, do primeiro ato contra a privatização da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (SABESP), com as diretoras Gabriela Barros e Eva Lopes.
O novo governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas já tinha anunciado na sua campanha que privatizar a Sabesp seria uma missão a ser cumprida. E é por isso que o STU esteve presente, para lutar junto com os/as trabalhadores/as para que isso não aconteça.
3 Motivos para ser contra a privatização da SABESP
1- Sua conta de água vai ficar mais cara! No Rio de Janeiro, Manaus e Maceió a água foi privatizada e o resultado foi a explosão das contas de água, inclusive das tarifas sociais. Campinas pode ir para o mesmo caminho com a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (SANASA), que também corre perigo de ser vendida.
2- Com a privatização, nossa água deixará de ser um direito, para ser lucro!
3- A SABESP é uma empresa financeiramente saudável e se posiciona como uma referência no mundo! Além de produzir ciência e tecnologia para o setor de saneamento, a Sabesp é responsável por cerca de 30% do investimento em saneamento básico realizado em todo o Brasil.
Diga não à Privatização!
Já tivemos um exemplo bem claro com a privatização da Eletrobras, pois a nossa conta de energia explodiu! Agora querem privatizar a Sabesp e fazer a nossa conta de água explodir também.
Para o STU, a privatização só faz aumentar o custo para a população e diminuir a qualidade do serviço. Não ter água significa não ter saúde, essa é uma luta de toda sociedade paulistana, água é direito humano e não mercadoria.
Não vamos aceitar que o lucro deles seja em cima das nossas vidas, nem em cima da nossa sede!
O ato foi em um lugar simbólico, o berço do capitalismo do Brasil, em frente a bolsa de valores de São Paulo. Tivemos a presença de vários coletivos, partidos políticos, movimentos sociais, entidades, representantes do povo – como o Deputado Carlos Gianazzi, que luta acirradamente a favor dos/as aposentados/as, Eduardo Suplicy – professor universitário, foi Senador pelo Estado de São Paulo durante 24 anos e atualmente é vereador de São Paulo – e federações como Fenatema, Sindae, Sintaema, entre outras.
Diretora do STU faz fala e encerra ato
A diretora Eva Lopes praticamente encerrou o ato com sua fala enfatizando que nós não vamos aceitar que o Tarcísio privatize a Sabesp.
Confira o vídeo a seguir:
Texto com informações do Sintaema.
Fotos e vídeo: Teka Powaczuk