STU – Sindicato dos Trabalhadores da UNICAMP

STU apresenta à DEdIC demandas e discute reformulação do Projeto Político Pedagógico

reuniao_ceci_19_06_13

Texto e fotos: Fernanda de Freitas

Nesta terça-feira (18) as diretoras do STU, Rosana Aranha e Tatiane Moraes Farias, se reuniram com a diretora da Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEdIC), Christianne Caldas Tourinho, para apresentar algumas reivindicações da pauta, no que diz respeito ao sistema educacional da Unicamp.
As reivindicações visam garantir a ampliação e melhorias na infraestrutura da DEdIC, aumento no número de vagas para toda a comunidade universitária (funcionários Unicamp e Funcamp, estudantes e professores); Concurso Público para contratação de mais professoras; expansão do programa educativo pra todos os campi; redução da jornada para 30h semanais, sem redução do salário; elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP)  de forma a aplicar a gestão democrática, com participação de todos envolvidos; fortalecimento do Conselho Escolar da DEdIC, segundo orientação legal do Ministério da Educação, bem como seu credenciamento junto ao órgão de ensino municipal; implantação da Carreira atendendo as especificidades do Magistério, oficialização da parceria com a Faculdade de Educação (FE), entre outros pontos.
A gestora Christiane anunciou que o Regimento Interno e PPP da DEdIC serão reformulados de forma que os espaços possam oferecer além da prática educacional o estímulo às atividades artísticas, culturais e tecnológicas, tudo de forma integrativa para o atendimento das crianças de 6 meses a 15 anos. Também ressaltou que a reformulação será feita na estrutura física dos espaços – inclusive garantindo a acessibilidade – e até no quadro de coordenação das unidades.
“A adequação dos espaços terá como prioridade o atendimento de todas as necessidades das crianças visando projetar o sistema educacional da Unicamp como modelo de Educação Infantil que seja referência para a região. Isso porque temos profissionais muito bem qualificadas e vontade política para isso”, explicou a diretora da DEdiC.
Sobre as demandas apresentadas pelo STU, ela informou que elas estão contempladas no novo PPP que será elaborado em parceria com as professoras e usuários do sistema. Também disse que vê com bons olhos a participação ativa do Sindicato no encaminhamento das lutas e construção deste novo projeto.
Para a diretora Rosana o encontro foi produtivo porque teve a oportunidade de apresentar suas reivindicações e também ouvir os planos da nova diretora da DEdiC. “Esperamos que a reformulação do PPP atenda as necessidades das crianças e traga as melhorias que os usuários do sistema e as professoras tanto precisam e esperam”.
É bom ressaltar que o STU irá acompanhar de perto a construção do PPP, inclusive porque ambas as diretoras são funcionárias do CECI.

Este site usa cookies.

Este site usa cookies.

Sair da versão mobile