Em reunião realizada no último dia 20/08 com o Departamento do de Aposentados do STU, o coordenador do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), Edson Lins, informou que o departamento Jurídico do órgão emitiu parecer favorável à inclusão dos aposentados cujos vencimentos são pagos pela Unicamp (CLE) no convênio Unimed. O aposentado que se enquadra nesse perfil teria, dessa forma, o direito a aderir ao Plano Inativo/ Vinculado, dentro das regras estabelecidas pela resolução normativa 279 da Agência Nacional de Saúde (ANS).
No entanto, em reunião realizada posteriormente, os representantes jurídicos da Unimed questionaram essa resolução. A situação se mantém indefinida e o sindicato continuará negociando a adesão ao plano para os aposentados estatutários.
O aposentado pelo regime CLT deixa de ter vínculo com a Unicamp, passando a receber os proventos pelo INSS e, por isso, não se enquadra no parecer jurídico do GGBS. O órgão informou que pretende agendar uma reunião com a Unimed em breve para buscar uma alternativa também para os servidores celetistas aposentados.
Visita aos aposentados com problemas de saúde
Durante a reunião do dia 20, também foi discutida a visita aos aposentados com problemas de saúde por parte do GGBS. O Serviço Assistência Social informou que os aposentados estatutários (CLE) recebem atendimento e acompanhamento do GGBS assim que o órgão é informado sobre o adoecimento do servidor.
Quanto aos aposentados pela CLT, existe dificuldade para a Universidade prestar o mesmo serviço em função da fiscalização do Tribunal de Contas do Estado quanto à utilização de recursos financeiros.
Também em relação a este tema a coordenação do GGBS se dispôs a agendar para breve uma reunião com a DGRH e representantes do Departamento de Aposentados do STU com o objetivo de buscar alternativas que possam beneficiar os inativos pelo regime CLT.