Ontem pela manhã (29), mais um funcionário do Restaurante Universitário (RU) se feriu durante o trabalho. Um dos cozinheiros, contratado pela Funcamp e com mais de 10 anos dedicados à Unicamp, sofreu um acidente ao manusear uma das panelas na cozinha do restaurante.
Segundo informações prestadas pelos trabalhadores e pela chefia local, o funcionário foi tentar ajustar a peça, denominada torniquete, quando foi atingido pelo ar quente da panela. Ele foi socorrido e levado ao CECOM para atendimento e a Segurança do Trabalho da Funcamp foi acionada para notificar o caso.
Quando os diretores do STU visitaram o local a panela continuava em funcionamento. De acordo com a Segurança do Trabalho da Funcamp, a peça seria checada e as condições em que se deu o acidente seriam analisadas. Depois de concluída essa fase seriam feitas as recomendações, que podem ir desde a substituição do utensílio até a indicação de treinamento para os funcionários.
O fato é que a estrutura do restaurante está cada vez mais deficitária no que diz respeito às condições de trabalho. E apesar das inúmeras reformas a situação continua insalubre.
Já foram registrados problemas na sala da caldeira, nas tubulações internas e externas, nos carrinhos térmicos, nos elevadores, na máquina de lavar bandejas, na manutenção de peças que são repostas e continuam em condições precárias de uso, entre outras ocorrências.
Fazem-se urgentes melhorias nas instalações do espaço, a aquisição de utensílios domésticos e EPI adequados e um treinamento eficaz, bem como medidas rigorosas de segurança para evitar acidentes.
O STU vai continuar acompanhando o caso, para que o funcionário não seja culpado pelo acidente ocorrido. Além de intensificar sua cobrança para que a Unicamp implemente melhorias efetivas no restaurante e adquira equipamentos modernos e adequados para o local, além de investir na saúde e segurança do trabalhador.
Funcionário do RU sofre acidente de trabalho com panela