Este dia tem o objetivo de denunciar a discriminação e a exploração das prostitutas, assim como as precárias condições de vida e de trabalho.
O “3º Puta Dei” Campinas tem como tema “Política, Gênero e Trabalho” e a proposta é realizar um evento que traga um pouco da irreverência e do humor do movimento das profissionais do sexo, como forma de lutar contra o estigma e o preconceito social, principais obstáculos para as conquistas de direitos. A atividade irá contar com diversas atrações, entre elas, Dr Sinistro, DJ Katia, Performance com a Florzinha e Desfile com a Daspu.
A atividade é gratuita, aberta ao público e conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania de Campinas, do Coletivo Mulheres de Campinas, das Promotoras Legais Populares “Cida da Terra”, da RED Umbrella Fund, ITCP/Unicamp, Subsede CUT Campinas e do STU.
Sobre o Dia Internacional das Prostitutas e o Puta Dei
No dia 2 de junho de 1975, cerca de 150 prostitutas ocuparam a igreja de Saint-Nizier, em Lyon, França, para denunciarem as violências e perseguições que sofriam por parte da polícia e dos poderes municipais. Os protestos eram contra as multas recebidas, as detenções e os assassinatos de colegas que não eram investigados.
A brutalidade das autoridades levaria a uma grande indignação, tanto que desde 2 de junho de 1976 esse incidente é lembrando anualmente como forma de buscar a regularização da profissão que é considerada a mais antiga do mundo.
Esse fato também marca o início do movimento organizado de prostitutas no mundo que busca o reconhecimento do trabalho sexual como ocupação legítima e os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras que o exercem.
Tendo em vista que a luta das profissionais do sexo, muitas vezes, é silenciada no nosso país, as organizações de prostitutas no Brasil promovem eventos no dia 2 de junho para dar visibilidade às suas pautas de acordo com a sua realidade, além de festejar as conquistas.
Assim nasceu o “Puta Dei” realizado pela primeira vez em Belém do Pará em 2013 e que se espalhou por todo o Brasil.
Fonte: com informações de Wikipédia