Ontem (10) à tarde as professoras da DEdIC realizaram um ato-piquenique em protesto à atitude do reitor Tadeu em desmarcar a reunião de negociação um dia antes e por meio de e-mail.
O encontro trataria da Pauta Específica da DEdIC e das questões de relações de trabalho já discutidas com a DGRH.
Os familiares das crianças que frequenta o sistema educacional e funcionários da Unicamp compareceram ao ato para expressar apoio à luta justa das professoras em defesa da Educação e por melhores condições de trabalho.
Uma comissão de professoras acompanhada pela diretoria do STU se encaminhou à reitoria para buscar atendimento com algum representante ou, pelo menos, reagendar a reunião. A investida não teve sucesso já que não havia representante oficial para recepcionar a comitiva, tão pouco para marcar nova data.
Ficou decido que o STU faria a interlocução entre as professoras e a reitoria buscando o reagendamento da reunião por meio de ofício.
STU cobra reagendamento de reunião
Nesta quinta-feira (11) o STU protocolou o documento na reitoria na expectativa de reagendar a discussão o mais rápido possível.
Cabe destacar que nesta segunda-feira (8) o sindicato protocolou a Pauta Específica da categoria e aproveitou para cobrar reunião com a reitoria para discussão das reivindicações apresentadas. Na pauta está inclusa a solicitação de discussão das demandas da DEdIC.
Tendo em vista a emergência do encaminhamento das questões da DEdIC e a postura lamentável com que o caso foi tratado, o STU cobra que o agendamento da reunião seja feito com o sindicato, para que se institucionalize o processo de negociação, cabendo à reitoria definir seus interlocutores e ao STU os interlocutores das trabalhadoras.
O STU ressalta que a luta pela creche é uma conquista dos trabalhadores da Unicamp, não só para atender as necessidades dos pais, mas por ser um direito das crianças e suas famílias. Então não é admissível que situações de desrespeito sejam praticadas contra as professoras que educam nossos filhos e merecem todo o nosso respeito e reconhecimento.