Ontem à noite (02/12), os trabalhadores e trabalhadoras da Unicamp discutiram a participação na Plenária Virtual da Fasubra.
Com base no quorum presente foram eleitos como representantes os funcionários Rafael Oliveira Jorge, João Daniel de Moura, João Paulo Ribeiro (JP) e Silvana Di Blasio. Foram indicados como suplentes José Aparecido Calderaro (Cido), Marina Rebelo e José Reinaldo Braga.
A plenária da Fasubra discutirá a viabilidade do adiamento do XXIV Confasubra e a prorrogação do mandato da direção e do Conselho Fiscal. Será apresentada uma análise de conjuntura e tirado um calendário de luta com objetivo de construir a unidade do setor do serviço público, especialmente das Universidades Públicas Federais e Estaduais, contra os ataques do governo, além de buscar manter a mobilização ainda neste ano.
A Plenária Virtual da Fasubra será realizada por transmissão online nos dias 11 e 12 de dezembro.
Processo Eleitoral
Em função da pandemia a diretoria indicou o adiamento das eleições do STU prevista para março de 2021.
A decisão é apoiada no cenário de insegurança, frente ao aumento de novos casos de Covid-19, e da regressão da fase verde para amarela do Plano São Paulo do governador Doria.
A plenária acatou a proposta da diretoria e indicou que a discussão seja aprofundada em Assembleia Geral virtual para garantir a segurança dos trabalhadores e trabalhadoras.
Nossa Assembleia Geral Ordinária que já está sendo convocada como presencial, no 14/12, às 12h, passa a ser virtual. Na pauta havia a escolha da Comissão Eleitoral e o Regimento Interno.
Com o consentimento dessa plenária vamos discutir a redefinição do calendário eleitoral e a formalização do adiamento do processo por 6 meses, frente ao agravamento da pandemia.
A outra questão é que a distribuição de vacina deve acontecer somente no segundo semestre de 2021, daí a necessidade de rever o processo eleitoral adequando-o para quando as condições sanitárias permitirem.
De acordo com a nossa assessora jurídica, Dra. Lígia de Paula, “por força maior, é plenamente possível a prorrogação do mandato da atual diretoria porque não há nada na legislação vigente que proíba o adiamento”. Sobre atividades online sua orientação é de que a realização de uma assembleia virtual continuará sendo a principal medida de encontro como foi no primeiro semestre, principalmente por conta da “nova onda” de contágio por Covid-19 neste fim de ano.
A advogada explicou que em nome da segurança dos cidadãos muitas medidas estão sendo flexibilizadas e que os trâmites burocráticos podem dar respaldo para isso.
Então, anote aí: dia 14/12 (segunda-feira), às 12h, teremos assembleia virtual para decidir os rumos da eleição do STU.