STU – Sindicato dos Trabalhadores da UNICAMP

Nova diretoria do STU toma posse

Texto: Fernanda de Freitas

Fotos: Elisa Tonin Fraguas

Solenidade de posse conta com representantes das chapas eleitas, centrais sindicais, partidos políticos e parlamentares

Solenidade de posse conta com representantes das chapas eleitas, centrais sindicais, partidos políticos e parlamentares

Na noite de segunda-feira passada (28) os 27 diretores eleitos em abril tomaram posse.

O ato solene foi iniciado pelo coordenador geral, Antônio Alves Neto (Toninho), que saudou os presentes e fez um balanço da gestão que se encerrou suas atividades no dia 05/05.

Toninho ressaltou a importância de garantir uma direção proporcional que permitirá maior representação da base dentro da entidade e, consequentemente, o fortalecimento da democracia sindical. “É importante pra nós citarmos que esta gestão que se finda no dia 5 de maio, é uma gestão que pelo seu pouco tempo, ou seja, pelos seus dois anos e meio de gestão cumpriu papel importante e fundamental, principalmente, pela retomada da democracia na nossa entidade. A retomada da democracia não se dá apenas pela eleição proporcional na base, mas ela se dá também pelo respeito aos diferentes, às diferentes ideias e aos diferentes conceitos de movimento sindical que se estabelecem no nosso país”, discursou.

O coordenador geral também lembrou que muitos desafios estão postos para a categoria, entre eles, a Campanha Salarial 2014, luta pela Isonomia e pela jornada de 30h semanais para a Enfermagem, Eleições Gerais, mobilização social por melhores condições de vida e de trabalho com séria reflexão sobre os investimentos destinos à Copa do Mundo.

Em seguida, a mesa foi composta por João Raimundo de Souza Mendonça (Kiko) que convidou os representantes das chapas eleitas que concorreram às eleições do STU: Chapa 1 – Lutar pra Valer – Independência e Democracia na Base; Chapa 3 – Grupo Apesar e Chapa 4 – Vamos à Luta!, além dos representantes das centrais sindicais e dos partidos políticos. Também participaram da mesa de posse o vereador Ângelo Barreto (PT) e o Deputado Federal Gustavo Petta (PCdoB).

Pelo caráter político da atividade os movimentos sociais e sindicais de Campinas e Região compareceram em peso à cerimônia. Estiveram presentes os representantes das entidades: Associação de Docentes da Unicamp (Adunicamp); Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unicamp; PSOL; PCdoB; PSTU; Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas); Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); Sindicato dos Professores de Campinas e Região (Sinpro); Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; União de Negros pela Igualdade (UNEGRO); União da Juventude Socialista (USJ); União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP); União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES); Quinze de Outubro – Educadoras e Educadores; Federação dos Sindicatos dos Servidores e Funcionários Públicos das Câmaras de Vereadores, Fundações Autarquias e Prefeituras Municipais do Estado de São Paulo (Fespmesp); Coletivo LGBT Cores; Cursinho Popular DCE Unicamp; Domínio Público – Movimento Estudantil; Fórum Popular de Saúde Campinas; Oposição Metalúrgica; Coletivo de Negras e Negros Raízes da Liberdade; Coletivo Feminista Rosa Lilá e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Unicamp.  Além do mandato dos vereadores Paulo Bufalo (PSOL) e do Prof. Ronaldo (PCdoB).

Após a saudação a cerimônia foi encerrada com a apresentação do grupo indígena Sabuká, da etnia Kariri-Xokó seguido de uma recepção no saguão do Centro de Convenções da Unicamp.

Diretoria eleita pelos trabalhadores da Unicamp para gestão 2014/2017

Diretores eleitos para a gestão 2014/2017:

Alerta Unicamp: Compromisso com o Trabalhador

 

Vamos à Luta!

 

Grupo Apesar:

 

Lutar Pra Valer! – Independência e Democracia na Base

Este site usa cookies.

Este site usa cookies.

Sair da versão mobile