Ícone do site STU – Sindicato dos Trabalhadores da UNICAMP

Moção de Repúdio aos ataques contra o IEL

Os trabalhadores da Unicamp, reunidos em Assembleia Geral, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), manifestam repúdio à nova invasão promovida por militantes da extrema direita ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), ocorrida em 23 de junho.


O episódio soma-se a uma sequência de ataques que vêm transformando espaços da universidade em alvo de ações provocativas, intimidatórias e antidemocráticas.


Esses ataques constantes fazem parte de uma estratégia deliberada de perseguição à universidade pública, aos seus trabalhadores, estudantes e docentes.


Utilizando gravações não autorizadas, constrangimentos e a exposição de membros da comunidade universitária nas redes sociais, esses grupos buscam deslegitimar o serviço público, disseminar discursos de ódio e atacar instituições comprometidas com a produção de conhecimento crítico.

É inadmissível que servidores sejam intimidados e constrangidos em seus locais de trabalho e que a violência política passe a fazer parte da rotina universitária. A Unicamp não pode se omitir diante da escalada desses ataques.


O STU se solidariza com os trabalhadores e estudantes do IEL e exige apuração rigorosa dos fatos, responsabilização dos envolvidos e medidas concretas para garantir a segurança da comunidade universitária.

Também cobramos da reitoria e das direções das unidades uma atuação firme para impedir que novos episódios de intimidação e violência ocorram dentro do campus.


Defender a universidade pública é defender a democracia, a liberdade de pensamento e o direito de todos a uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.


Campinas, 25 de Junho de 2026
Assembleia Geral dos Trabalhadores da Unicamp

Este site usa cookies.

Este site usa cookies.

Sair da versão mobile