Estamos quase chegando ao fim do mês especialmente dedicado às mulheres de luta. A coordenação de mulheres do STU fez um lindo trabalho de inclusão, acolhimento, e informação para todas as trabalhadoras da Unicamp que participaram das atividades.
Dentre a programação, tivemos roda de conversa sobre etarismo, declamação de poesia, palestra focada na saúde da mulher, com vivências de práticas integrativas e complementares, e outra sobre violência de gênero, um assunto importante de se abordar, e bem em voga na sociedade atualmente.
“Tudo o que eu acompanhei, que a coordenação de mulheres fez, foi um marco para coisas maiores virem”, disse a Coordenadora da pasta de Mulheres do STU, Eva Lopes. Segundo ela, foi maravilhoso esse mês cheio de atividades voltadas às mulheres, todas as palestras foram esclarecedoras, pois abriram a mente e fizeram com que as pessoas pudessem refletir os temas abordados.
Além dessas atividades, foi realizada a segunda edição do Sind-hour, “O Palco é Delas”, na última sexta (22/03), com a abertura da Exposição fotográfica: “Mulheres em Luta: Força e Pluralidade”, que está sendo um sucesso, pois muitas mulheres, trabalhadoras da Unicamp estão se vendo na exposição e relembrando vários momentos de luta com o sindicato.
De acordo com a coordenadora Irene Rabelo, ela se sentiu lisonjeada de poder estar junto com a Marli e a Eva a frente desse projeto que abriu mais vontade de fazer novas palestras com vários temas para ajudar as mulheres, PcDs, LGBTQIA+, negros e negras. “Vamos juntas/os lutar por uma universidade melhor com muito mais eventos voltados ao bem-estar e saúde e contra todo tipo de preconceito”.
A dedicação da coordenação de mulheres do STU foi fundamental para realizar uma vasta programação neste mês. Marli Armelin, Irene Rabelo e Eva Lopes estão de parabéns pelo empenho com as atividades e por manter um calendário de luta que abrangesse diversos assuntos.
Confira algumas fotos do Sind-Hour especial Mês das Mulheres: