A obra foi realizada em parceria com Fórum de Integração Cultural Afro/Brasileiro da Unicamp, vinculado à Coordenadoria de Assuntos Comunitários da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e conta com o apoio do STU.
Para o diretor do STU, João Raimundo Mendonça de Souza (Kiko), “a obra é de fundamental importância porque apresenta o contexto político da luta das trabalhadoras domésticas que sempre estiveram às margens da legislação. Nos últimos tempos com muita mobilização elas conseguiram garantir a aprovação da Lei das Domésticas como forma de reconhecer seus direitos. É uma luta que ainda está sendo travada e que pela organização e disposição da categoria tem tudo para avançar nas conquistas”.
O livro “Uma Marqueza entre as domésticas” retrata um aspecto da vida de Anunciação Marqueza dos Santos de Almeida, trabalhadora doméstica e sindicalista que contribuiu para a reabertura do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Campinas.
Na obra é possível encontrar fatos históricos e biográficos sobre o sindicato e as trabalhadoras domésticas que, ao lado de Marqueza, cooperaram com a categoria em Campinas. É feita uma retrospectiva da história de luta das trabalhadoras domésticas por meio da figura de Laudelina de Campos Mello, precursora da luta por melhores condições de trabalho. Também é apresentada uma contextualização da legislação das domésticas, momento em que se abrem as portas para os problemas enfrentados pela classe no que se refere à conquista dos direitos trabalhistas.
Mais informações com Renata pelo telefone 3521-4179.