A Associação Paulista de Extensão Rural (APAER) realiza na próxima segunda-feira (27), às 18h, a live “O Protagonismo das Mulheres Quilombolas”. O encontro virtual marca a comemoração do Dia da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha e do Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.
A APAER atua em políticas públicas para as comunidades remanescentes de Quilombos, especialmente por meio de programas como o Microbacias II, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Paulista de Agricultura de Interesse Social (PPAIS).
Elas debaterão sobre a participação e o protagonismo das mulheres quilombolas nas políticas públicas de desenvolvimento rural das quais as comunidades quilombolas do Vale do Ribeira/SP são beneficiárias. Essas ações governamentais favoreceram a participação e o protagonismo das mulheres quilombolas? Quais são suas percepções sobre essas políticas e o papel da mulher? O que poderia mudar no modo como essas políticas são realizadas? Quais outros desafios enfrentam as mulheres agricultoras quilombolas?
Conhecer essas percepções e desafios é o objetivo da Live da Apaer.
Esse encontro virtual tem o apoio do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista (FESBS), da Sempreviva Organização Feminista (SOF) e do coletivo Sementeia.
Link de acesso para a roda de conversa: https://bit.ly/apaer-quilombolas
Para dar maior visibilidade a questão proposta para o evento é muito importante a participação na live e o apoio para o fortalecimento do pedido de políticas públicas que contemplem estas cidadãs.