Nesta quarta-feira (27), a partir das 19h, no Colégio Carlos Gomes, lançaremos o Manifesto em Defesa da Escola Sem Censura num ato em defesa dos educadores e contra a perseguição promovida pelo projeto “Escola Sem Partido.
O projeto não foi aprovado na última Legislatura Federal, mas projeto semelhante já foi reapresentado há poucos dias. As entidades estão cada vez mais preocupadas com os ataques a liberdade de cátedra e às práticas educacionais que possibilitam a formação crítica e reflexiva aos estudantes. Além disso, o projeto “Escola Sem Partido” restringe conteúdos de ensino a partir de uma premissa de que deve haver neutralidade do conhecimento, possibilitando a perigosa prática de censura em sala de aula, o que poderá resultar na criminalização da atividade docente.
Além da ADunicamp, participam da organização e assinam o manifesto o STU, a Apropucc (Associação dos Professores da PUC-Campinas), o Sinpro-Campinas (Sindicato dos Professores de Campinas) e a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo).
O Colégio Carlos Gomes fica na Avenida Anchieta, 80, Centro de Campinas.
Fonte: ADunicamp