STU – Sindicato dos Trabalhadores da UNICAMP

Janeiro Branco: conscientização da saúde mental e emocional

O Janeiro Branco visa alertar para os cuidados com a saúde mental a partir de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

Confira dicas e direitos previdenciários para quem tem algum tipo de transtorno:

 As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.

Esses transtornos decorrentes da saúde mental acabam afetando os indivíduos, que ficam impossibilitados (temporária ou permanentemente) de exercer suas funções laborais. E é nesse ponto que entram os benefícios previdenciários pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A concessão desses benefícios, no entanto, está sujeita a critérios específicos. 

Para os benefícios por incapacidade temporária e permanente é necessário ter qualidade de segurado e ter carência mínima de 12 meses de contribuição previdenciária. No auxílio-doença, é fundamental comprovar a incapacidade temporária para o trabalho, e na aposentadoria por invalidez, a incapacidade deve ser permanente.

Como cuidar da saúde mental

Em caso de algum surto psiquiátrico, é preciso acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para ser encaminhado ao atendimento de urgência e emergência mais próximo.

Fonte: Gov.br

Este site usa cookies.

Este site usa cookies.

Sair da versão mobile