Ícone do site STU – Sindicato dos Trabalhadores da UNICAMP

Hoje (12) o Consu vota a proposta orçamentária de 2018

Trabalhadores não podem continuar sem reajuste

Hoje (12) tem reunião do Conselho Universitário. A reitoria está reapresentando a proposta de reajuste do bandejão, retirada de pauta no Consu passado.

Foi a mobilização de estudantes e funcionários que garantiu a retirada de pauta. Naquela reunião além da retirada de pauta do aumento do bandejão a reitoria aprovou com voto de minerva do reitor o corte linear de 30% das gratificações. Na mesma reunião a reitoria criou um GT para analisar redução de despesas, tendo como parâmetro mínimo a economia de R$ 25 milhões.

Relatório do Grupo de Trabalho
O Consu também recebeu um relatório do GT que analisou os gastos e as receitas da universidade, com objetivo de propor redução de despesas. Foram apresentadas um conjunto de propostas que foram analisadas no GT e ordenadas de acordo com critérios administrativos, jurídicos e econômicos. Parte dessas propostas foram encaminhadas pela comunidade. No relatório consta os itens que foram consenso e os que não tem consenso nos participantes da reunião.
É preciso ficar atentos. Não podemos aceitar proposta que signifiquem retroceder em nossas conquistas.

Orçamento
O STU tem denunciado que a proposta orçamentária abaixo da previsão da Secretaria da Fazenda tenciona a política de cortes. Na proposta orçamentária a diferença entre a proposta da Secretaria da Fazenda e da Aeplan está contingenciada.

O STU defende que esse recurso e demais recursos economizados componha um Fundo para reajuste salarial. A negociação salarial é prerrogativa das entidades com o Cruesp, por isso repudiamos a deliberação que subordina ao Consu a decisão sobre o reajuste, mas é preciso ter uma sinalização da reitoria que vai tratar com seriedade a discussão com os trabalhadores.

Vamos acompanhar e pressionar os representantes para garantir nossos direitos e conquistas.

Este site usa cookies.

Este site usa cookies.

Sair da versão mobile